terça-feira, 25 de novembro de 2008

Highway to hell

Ricardo Bonfanti, de Ijuí

Era um CTG, mas bem que parecia um portal do inferno - e isso é um elogio, pois um festival de heavy metal não poderia parecer um céu de carneirinhos. Metaleiros, headbangers e outros batedores de cabeça fizeram uma verdadeira celebração no último sábado, no CTG Piazito Carreteiro, em Ijuí. O Nightfall In South Festival reuniu nada menos que seis bandas, uma mais pesada que a outra. O deus metal agradeceu. E o público também. Foi um dos maiores festivais de bandas do estilo já realizados na região, segundo uma das organizadoras, Débora da Silveira Reoly, estudante universitária de 27 anos. "Queríamos um evento de porte, como há em Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre, porque aqui tem muita gente que curte metal, rock, hard rock", diz Débora. Sem muita opção de ver seu som preferido ao vivo, o pessoal do metal de Ijuí e cidades próximas costuma realizar com freqüência excursões para eventos em cidades maiores. Desta vez, em vez de o pessoal viajar, as bandas é que vieram.

Os metaleiros ijuienses se fizeram representar no palco por meio da Excellence, que agradou com seu hard rock de clássicos, e a Iron Maiden Cover, que, há nove anos, vem tocando músicas de uma das maiores bandas heavy de todos os tempos e, depois de um tempo desativada, voltou a se reunir especialmente para o festival. Também participaram a Infinity, de Ibirubá, a Sacrário, de Porto Alegre, que divulgou seu álbum de estréia (e tocou no Interior pela primeira vez), a Scarpast, de Santa Maria, que assombrou os desavisados com seu doom-death e também apresentou faixas de seu mais recente trabalho, a Nosferatus, trio de São Borja que deixou muitos com torcicolo ao executar Metallica e Pantera, e a Jack Lanner, de Cruz Alta, que atacou com um hard rock mais pop, com covers de Skid Row, Guns n' Roses e Whitesnake.

No público, metaleiros de toda a região. Vieram caravanas de cidades como Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta e Santa Maria. "O festival está muito bem organizado, são bandas boas que não têm seu merecido espaço", comentou Maurício Fogaça, 22 anos, vocalista da Jack Lanner.

E para aqueles que ainda vêem o pessoal que curte heavy metal com maus olhos, uma notícia importante: o Nightfall In South Festival foi tranqüilo e animado - animado na medida que cabe a um portal do inferno.

P.s.: o mais legal do festival, pra eu que já passei da fase metaleira, foi reencontrar, casualmente, o Juca, amigo dos tempos de Santa Rosa e um dos titulares do Capeta (olha ele aí!). Abstêmio, não bebeu uma latinha decerveja. Mas valeu pelo papo rápido.

Nenhum comentário: