terça-feira, 17 de junho de 2008

Polícia Federal desarticula quadrilha que tinha ramificações em Pelotas

A Polícia Federal desarticulou nesta manhã, na Operação Pampa, uma quadrilha acusada de contrabando que atuaria no Rio Grande do Sul. Segundo a PF, esta seria uma das maiores quadrilhas de contrabandistas do Estado. Até as 8h, 25 pessoas haviam sido presas.

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e temporária, além de 61 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e região metropolitana, Vale do rio dos Sinos, Santana do Livramento, Pelotas e no Estado de São Paulo.

Entre os presos estariam os responsáveis por transportar os produtos a partir do Uruguai e Paraguai e os revendedores, que se utilizavam de lojas de fachada, inclusive com sites na Internet, para revender os produtos contrabandeados.

As investigações iniciaram após a Operação Plata, em novembro de 2005, que desmontou uma organização criminosa especializada em contrabando, em atividade em vários Estados do Brasil.

Após essa ação, a PF constatou que alguns dos criminosos continuavam em atividade. Entre os produtos importados ilegalmente estavam notebooks, videogames, câmeras digitais, perfumes, CDs e DVDs virgens, queijos e até mesmo armas de fogo e munição. Em um desses flagrantes, foram apreendidas mercadorias totalizando mais de R$ 700 mil.

Os presos devem ser indiciados pelos crimes de contrabando e descaminho, formação de quadrilha e tráfico internacional de arma de fogo. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal de Porto Alegre.

Os presos serão ouvidos na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Porto Alegre, e encaminhados para o Presídio Central e à Penitenciária Feminina Madre Pelletier. Participaram da ação 270 policiais federais e 53 servidores da Receita Federal.

Nenhum comentário: