quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

"A moda passa, o estilo fica..." Chanel.

A indústria de vestuário foi um elemento chave para que ocorresse a Revolução Industrial na Inglaterra. Descobriu-se então, que era possível ganhar dinheiro com o desejo das pessoas sentirem-se mais atraentes. Operárias das indústrias têxteis eram exploradas, trabalhando muito, recebendo pouco, vestindo o que "podiam" para que as mulheres da sociedade burguesa vestissem roupas luxuosas.
Durante a década de 50, com o fim do período das guerras mundiais, houve uma melhoria nas condições de vida e com isso, o crescimento de uma sociedade consumidora. Esse espírito consumista trouxe consigo a vaidade e a concorrência, que a princípio era atribuída mais as mulheres. Entretanto, atualmente, a vaidade não possui sexo, raça ou cor.
A primeira opinião que nos ocorre sobre a vaidade, é que ela é algo ruim e pronto. Todavia, se você parar e avaliar, acaba percebendo que a vaidade é algo muito interessante. Ela pode existir, em excesso, ou de forma quase despercebida, mas estará normalmente presente nas pessoas.
É sempre, válido lembrar, que você é capaz de perceber a personalidade (humor, gostos, opiniões, etc.) e não o seu caráter ou índole. E você? É o que você veste? Repare o estilo das pessoas ao seu redor, consegue perceber a personalidade que elas têm? Ao perceber, isso influencia seu conceito sobre ela?

Gabriela Aguiar Bauer

Nenhum comentário: