sábado, 7 de novembro de 2020

Eu esperava mais dessa gente

 O apagão de energia elétrica no território - eterno território! - que insiste em ser Estado, Amapá, não é um inconveniente normal. Na verdade, não é nem um inconveniente a julgar pelo candidato à prefeitura, Josiel Alcolumbre. Na campanha, ele esconde o próprio sobrenome para evitar ilações diretas com o irmão, presidente do senado. David Alcolumbre é herdeiro político da canalhice e, portanto, ruim de voto. Não chegou nem no segundo turno quando concorreu a governador. Quis a desgraça em Brasília que se torna-se presidente do Senado. Alcolumbre é uma família de judeus capaz de fazer o maior corola de mesquita se comportar como um antissemita radical. Josiel, por sua vez, busca alguma herança política em cima da roubalheira; não perdeu tempo e foi para a rádio terceirizar a culpa de um déficit logístico pelo qual seus antepassados são responsáveis diretos. Conseguiu energia elétrica provavelmente em algum gerador ou no próprio rabo para gravar sua propaganda eleitoral.

Em meio a isso, fica um povo alijado, sem energia elétrica, no Estado que percaptamente mais a produz; sem acesso a água potável, ao lado do maior rio do mundo; sem acesso a combustível ou comunicações. O incêndio foi, sim, provocado por um raio, mas é resultado de incompetência, burrice de um povo que privatiza ou estatiza sem saber o que esta fazendo. É o legado da colonização de um povo que elegeu Alcolumbre e se submeteu como curral eleitoral de segunda-mão de José Sarney no passado próximo.

A esquerda pueril e cirandeira mente soluções; a direita se aproveita da desgraça. E toda desgraça é pouca, enquanto não houve mortos. 

Philip Roth, estupefato com o fato dos gays demonstrarem o desejo honesto de casar, já havia explicado que burrice não tem raça ou opção sexual: "eu esperava mais dessa gente, mas pelo visto eles também não têm senso de realidade". Pois é, nunca tiveram.

Se você quer saber mais sobre como a família Alcolumbre enriqueceu explorando índios, acesse.

Nenhum comentário: