segunda-feira, 11 de julho de 2016

A água do Dmae vem com merda de brinde

A água de Porto Alegre está fedendo a merda há dois meses. Há duas semanas o Dmae, responsável pela água e pelo esgoto da capital da República Farroupilha, explicou que se trata literalmente de merda. Uma das estações de captação, instalada no Guaíba, está recebendo esgoto, doméstico e industrial, quando deveria haver somente água proveniente da chuva escoando naquela área. A explicação foi dada há duas semanas, mas e daí? A água continua fedendo merda, tem gosto de merda e cor de merda.

A professora Jandira Coleto me ensinou, na terceira série do ensino fundamental, que a água é inodora, insípida e incolor. Acho isso legal até hoje. Nossa! Imaginar que o conjunto de características de alguma coisa é justamente a ausência de qualquer característica é até meio filosófico. Água não tem cheiro, não tem gosto e não tem cor. E só por isso é água! Se tem alguma dessas coisas, não é água: é água com mais alguma coisa. No caso de água de Porto Alegre: merda. A direção do Dmae diz que é normal. Ou não teve uma terceira série forte ou é canalha mesmo. Diz que essa água com cheiro, cor e gosto de merda não prejudica a saúde. Obviamente, quero crer que o cérebro dos diretores e técnicos do órgão público municipal, intoxicado pela merda, é o responsável por essa opinião de merda.

O velho filtro de barro não serve mais para deixar a água com um gosto menos ruim. As chamadas "velas", usadas dentro dos filtros, não aguentam tanta merda. A água filtrada, vendida como se fosse mineral em garrafas de 20 litros, têm a mesma fonte, o Rio Guaíba, ou seja, as empresas que testei, oferecem a mesma água, literalmente, de merda. A única alternativa é a água mineral, muito mais cara, ou água de poço artesiano engarrafada e também cara.

Retomei os conhecimentos mais remotos das minhas habilidades escoteiras e estou usando uma técnica que me permite beber a pior das águas: a fervura. Tenho fervido água do Dmae, sem tampa na chaleira para que fique ali, apenas, o H2O.

Não sou químico, mas a temperatura de fervura da água (100 graus) deve ser maior que a temperatura de fervura da merda, que eu compro pelo Dmae. O curioso disso tudo é a negação e não o fato. Na real, o Dmae está me oferecendo mais do que eu pago. Afinal, quero só água tratada. A merda vem de brinde.

A Fepam deu nome para a merda da Dmae. É "actinobacteria". Quem teve a terceira série forte, não a Fepam ou Dmae, sabe muito bem que isso não explica nada. Actinobacteria é uma família que vai desde bactérias benéficas ao organismo humano até bactérias que podem causar tuberculose e lepra. Eu sempre aposto na burrice das pessoas, quando não quero apostar na desonestidade. Fepam e Dmae, então, é formada por um conjunto de técnicos que deve passar sede, afinal a água trocou de cor. Caso o capim troque de cor, devem morrer de fome.

Eu escrevi "água do Dmae", ali em cima? Corrijo-me. É "minha água", afinal o Dmae está me vendendo água de merda, e se eu pago por ela. Trata-se de "minha água" e não mais água do Dmae. Órgãos públicos, com palhaços políticos e burocratas idiotas, têm o velho costume de fazer de conta que estão fazendo um favor para seus clientes.

Nenhum comentário: