quarta-feira, 25 de maio de 2016

Temer não deve poder governar; O PT não merece

Nada na agenda política nacional deve ser tolerado. Nenhuma reforma educacional, trabalhista ou de saúde pública deve ser discutida. Tudo deve ser objeto de boicote e rechaço. Michel Temer, o líder de quadrilha, não deve ser deixado em paz um só minuto. Temer teve a oportunidade de montar um ministério 100% chapa limpa. Não o fez. Teve a oportunidade de fortalecer a lava-a-jato, preferiu perder credibilidade com o canalha de estimação de todos os governos desde Sarney, Romero Jucá.

A recriação do Ministério da Cultura, desvinculado do seu devido lugar, o MEC, apenas no governo de Lula, não foi só um sinal de fraqueza, mas de ignorância e inabilidade política. Uma coisa é controlar um partido (ou melhor: uma quadrilha), outra, bem diferente, é ser chefe de estado. Quem nasceu pra Al Capone, jamais chegará a Mandela. Temer não tem calibre, preparo político, craquejo administrativo ou intelectual para o tipo de reconciliação que a sociedade exige; muito menos para fazer um pacto federativo real. Por isso, não deve ser deixado em paz um só momento.

Do ponto de vista econômico, a quebradeira é inevitável; quando a garantia da ordem social, bom... não temos faz um bom tempo. O limite parece ser o escarnio completo. Haverá mais inflação? Sim. Falta de investimento estrangeiro? Completamente. Faltará moeda estrangeira e o dólar voltará a casa dos quatro reais? Pode apostar. Mais problemas nos setores sociais que realmente importam, saúde, educação e segurança pública? Aham!!

A máquina pública não será freada com a agilidade que o país precisa. Não é possível se livrar do gasto com pessoal acumulado durante 13 anos de inserção de militantes no funcionalismo público federal.

A esquerda, histérica, é capaz de fazer qualquer coisa pelo seu terceiro reich, Lula. Vai morrer na praia por falta de figura institucional e perder o pouco que conservou de credibilidade internacional. Restará a militância DCE enquanto as torneiras estiverem pingando, mas estão todas secando. Ou alguém espera que a torneira da militância baixinha não será a primeira a ser secada? A tese de golpe, criada para tentar reabilitar a militância em torno da figura presidencial de Lula, só serve para fortalecer os incautos que assumiram o poder. No fundo, a única coisa que Michel Temer tem hoje a seu favor é a oposição da esquerda. Ela depõem contra si mesmo e faz um bom trabalho para Temer.

O problema é muito mais embaixo. É a estrutura da república que precisa ruir para que se construa outra, com outros atores políticos. Nada do que está aí pode ser aproveitado com dignidade. Uma assembleia constituinte precisa ser chamada. Afinal, vocês acham que aqueles que fazem as regras do jogo podem fazer isso enquanto jogam e tentam defender cada um seus pequenos feudos?

Um comentário:

Anônimo disse...

Bati palmas no final do texto.

LDSilva.