terça-feira, 13 de outubro de 2015

Diário de Londres: Meu nome é évrtom

"Meu nome é Corinthians". Imagine que você ouça isso com um português atravessado, cheio de sotaque gringo. Parecido com o do Lula, mas sem erros e concordância.

Quando eu digo "My name is Everton". As reações das pessoas, aqui em Londres, se dividem em dois tipos:

a) não entender e eu ter que soletrar. É o mais maravilhoso dos mundos. Isso acontece muito eventualmente.

b) entender e cair na gargalhada. Isso passou a acontecer depois que eu aprendi a dizer évrtom, o jeito que eles pronunciam o time de futebol de Liverpool. É o cenário mais ridículo do mundo. Especialmente se a pessoa quiser se mostrar entendida de futebol: ela vai começar a falar coisas que eu simplesmente não faço a menor ideia, como o dia que o cara citou a escalação inteira do Everton no pub. Ele só queria mostrar que acompanha a Premier League. Queria mostrar também ser mais entendido de futebol que um brasileiro. Coisa fácil, afinal, não entendo nada de futebol.

Levanto em conta os fatores expostos - e mesmo que Everton continue sendo um nome bem popular no Brasil, futurista até - desisti oficialmente de usar meu nome para questões informais, aqui na Inglaterra.

Sem mais, meritíssimo.

2 comentários:

Nairo e Clau disse...

"I know your pain"
jah pensou os caras aqui na australia tentando pronunciar o meu nome... quem sabe da proxima vez diz que teu nome eh Nairo kkk..
A um tempo atraz eu desisiti de dar meu nome em cafes, bares, etc,, eu soh digo BEN, considerando que meu sobrenome eh benetti ate que nao fica muito fora..
"TOM" ficou com pra vc anyway... stick with TOM que fica de boa..
valeu abracos espero que esteja curtindo bastante..
Nairo

Everton Maciel disse...

Best wishes, Ben and your great family!!