quinta-feira, 2 de julho de 2015

O PT, Nosso Senhor e a privatização da democracia

Defender o governo brasileiro tem se tornado uma tarefa bastante excêntrica. O cara precisa apoiar o ministro, mas torcer o nariz para os cortes na educação. Precisa bater palmas para o bolsa família e lacrimejar em silêncio em cima da conta de luz com reajuste de 60%. Precisa prestar continência para o ministro do trabalho, e assistir os desempregados batendo lata na frente das fábricas, enquanto perdem seus trabalhos. Imagina a dor na alma do cara que não consegue abastecer a SUV nem comprar a passagem em dólar para paris, na primavera. Esse cara, precisa continuar apoiando os gastos públicos exorbitantes e não consegue se safar de pagar a conta e dizer que é assim mesmo.

Não tá fácil para ninguém. Imagina a situação do militante que precisa assistir seu dinheiro não prestar nem para troco da bala no supermercado e balançar a bandeira do partido no final do dia. "São os sacrifícios que todos precisam fazer, em troca do bem comum". Imagina o cara que precisa ignorar os olhinhos tristes do Eduardo Suplicy dando com o nariz na porta da rainha mãe, com sua arrogância magistral. Assistir o Partidão tapar os ouvidos para a população toda, cada vez mais burocrata e distante. Ter que assistir a rainha falando sobre corrupção do lado do presidente negão-gente-fina dos States. O divórcio entre Lula e Dilma. Afinal, o barbudo é semi-analfabeto, mas não é burro de assistir o barco afundar sem pular no primeiro bote.

Todas as religiões levam a Deus. Mas a respeito do petismo eu não tenho muita certeza.

***

Eu sou a favor do financiamento empresarial da campanha. Também sou a favor de aprovar uma lei que obrigue os financiados-eleitos a usarem o logotipo da empresa financiadora no paletó do terno. Tipo camiseta de futebol, sabe? E toda vez que ele se pronunciar no Congresso, ou em entrevista coletiva, deveria ser obrigado a citar o slogan do patrocinador: "lugar de bandido é atrás das grades. Apoio: construtora Odebrecht, sua casa, nossa licitação". "O estado precisa tomar de quem tem e dar para quem não tem. Apoio: MST e CUT, sua liberdade termina onde começa nosso assentamento". E assim por diante. Seria muito mais divertido.

***

Também sou a favor da completa privatização da democracia. A gente poderia financiar os eleitores gregos para que eles escolhessem nossos representantes. Seria uma espécie de aristocracia eletiva. Imagina só? Também não tenho dúvida de que sairia muito mais barato.

Nenhum comentário: