sábado, 19 de abril de 2014

O Utilitarismo Mente

O utilitarismo é a doutrina moral-filosófica mais mentirosa do mundo. Enquanto o imperativo categórico kantiano nos proíbe de mentir em qualquer circunstância, o utilitarismo manda mentir em praticamente todos os casos onde o bem-estar dos envolvidos vai ser ampliado.

Por exemplo, é muito difícil encontrar, em algum canto do mundo, uma cultura onde não se aceite a seguinte mentira: a idade avançada trás sabedoria. Obviamente, é uma mentira deslavada, baseada no fato igualmente falacioso de que o indivíduo com mais experiência de vida é alguém necessariamente mais sábio. Uma bobagem desse tipo nasce de um fato utilitarista: com a chegada da idade e a aproximação da morte as pessoas tendem a ficar mais desgostosas com a vida. Quando mentimos que a experiência trás mais conhecimento e sabedoria tudo que tentamos evitar é que velhos saiam por aí se suicidando. Você e eu sabemos muito bem que apenas as experiências certas e bem medidas são capazes de trazer conhecimento. Se fosse diferente, todo velho seria um Newton. O que passa longe de ser verdade. Um jovem que passou a vida inteira na ignorância vai se tornar um velho ignorante. Simples.

Quando eu digo que o utilitarismo é a doutrina moral mais mentirosa da história da filosofia, não faço isso pensando que o utilitarismo está errado. É justamente porque ele está certo. As mentiras utilitaristas que nós contamos por aí são mais recorrentes do que passa passa pela nossa cabeça.

Nenhum comentário: