sexta-feira, 23 de novembro de 2012

R.I.P MSN

Eu tive ICQ. Caiu em desuso. Tenho Skype e GTalk. Ainda pouco usados no Brasil. Estava junto com a Microsoft quando ela colocou o MSN no mercado, há 13 anos. Foi o programa de conversação instantânea que mais usei até hoje. Apesar de ficar sempre mais pesado e exigir mais banda de internet. Tentou agregar recursos e incluir redes sociais como Linkedin e Facebook. Não deu certo.

Com a chegada do Facebook no mercado, o programa do titio Gates perdeu muitos usuários. Perdeu mercado com isso? Não sei. Sei que você está onde todos os outros estão. Senso de manada é isso. Já eu: não tenho Facebook. O MSN não perdeu usuários para as redes sociais. Todo mundo com cérebro pequeno se adaptou bem à janela de conversação pequena e às fontes pequenas do Facebook. Para mim, isso foi ótimo. O Facebook contribuiu para uma limpeza social do MSN. O programa ganhou muito em qualidade com a saída dos chatos. Tornou-se uma ferramenta de comunicação mais fácil, ágil e progressista.

Mas a Microsoft sentiu a dor no bolso. Contra-atacou comprando a Skype. É um programa mais viável, comercialmente falando. Mas, para conversação de texto, o programa tem limites sérios. Financeiramente, há mais recursos para serem vendidos aos usuários: teleconferências simultâneas, créditos para chamadas DDD e DDI, internacionais etc. Em março de 2013, o MSN será oficialmente sepultado. Quem já não usava o Hotmail para outra coisa - como eu - abandonará totalmente o domínio, um dos piores emails que já tive. Apenas serviu muito bem para o MSN funcionar. Adeus, querido amigo.

A Microsoft bolou uma boa ferramenta para migrar os contatos do MSN para o Skype. Uma única logada simultânea e simples. Agora, vamos aguardar que o padrinho Gates faça do Skype uma ferramenta boa para conservação de texto também. Hoje, fica devendo.

Nenhum comentário: