sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Regulagem da mídia

Tem voltado do esgoto vários comentários sobre a regulamentação da mídia. Regulamentação é um eufemismo barato para regulação. Ou seja, é o estado regulando alguma coisa ou atividade. Não que adiante muito, mas gostaria de sugerir aos publicitários da regulagem um livro. Sei que poucos deles realmente conseguem ler mais que algumas linhas. Justamente para facilitar, escrevo pouco. É o meu jeitinho xucro de contribuir com a porra da inclusão digital.

O tratado On Liberty é a maior obra do liberalismo nos últimos 200 anos. Escrito em 1959, o livro continua inédito e insuperável. Indico aos propagandistas da regulamentação a introdução e o primeiro capítulo. Ao todo, não são mais de 30 páginas. Onde o autor explica o que significa liberdade civil e que significaria dar ao estado o direito de regular uma opinião.

Não vou falar o nome do autor para que os publicitários da esquerda xiita possam se dar, ao menos, o trabalho de procurar pelo ano e nome do livro. As traduções para a nossa língua fracassada são poucas. Uma editora traduziu como Sobre a Liberdade, outra como A Liberdade. Tanto faz. Dá muito serviço ler coisas que não estão mastigadas em três parágrafos na internet.

Nenhum comentário: