quinta-feira, 10 de junho de 2010

Filosofia, cinema e política

Como podem notar, estou atualizando essa ferramenta ultrapassada de comunicação apenas eventualmente. Aí está uma oportunidade que me deixa motivado: um ciclo de cinema com um tema bastante específico, a política. Não se trata de política partidária ou algo do gênero, mas o interesse que as transformações sociais provocaram e provocam no nosso meio.

Nesta sexta-feira, 11 de junho, inicia o ciclo "A Filosofia e o Cinema Político". Serão 28 obras exibidas periodicamente, todas sextas-feiras até o 17 de dezembro, no Centro de Integração do Mercosul em Pelotas. Quem pensou todo o cronograma foi o professor Luiz Eduardo Rubira, titular do Departamento de Filosofia da UFPel.

O ciclo tem uma programação separada em momentos históricos. Na primeira noite, será exibido o filme "A Batalha de Argel" (1956), de Gilo Pontecorvo. Um clássico que conta a luta do povo argelino para se libertar do domínio francês.

O "Grupo Baader Meinhof" (2008), de Uli Edel, "Chove Sobre Santiago" (1975, Helvito Soto) e "Os Gritos do Silêncio" (1984, Rollan Josffé) são algumas das obras nesse primeiro momento do ciclo. Até setembro, a temática tentará retratar o momento histórico durante a guerra fria.

Em outubro e novembro, o período entre a Revolução Francesa (1789) e as duas grandes guerras mundiais estará em pauta. A partir da segunda metade de novembro, o final da Guerra Fria soma-se a temas como o terrorismo eclodido em 11 de setembro, o genocídio em Ruanda e a luta racial nos subúrbios parisienses.

A principal intenção do evento é alimentar o debate. "Além da exibição dos filmes, teremos alguns minutos para discussões ao final de cada exibição. É importante que esse tipo de evento extrapole o ambiente acadêmico e atinja também a comunidade. Esse é o grande objetivo dos projetos de extensão", explica Rubira.

Quem estiver em Pelotas e quiser participar deve pegar as entradas no Mercosul durante o dia de cada exibição. Não custa nada, mas como o local tem um limite físico essa organização foi necessária. Com algumas exceções, as exibições começam às 20h. Fique atento.

Nenhum comentário: