Uma vez, um carinha me falou que a National Geographic não tinha mais o "monopólio das melhores fotos do mundo". É preciso ser muito babaca para estar preocupado com uma coisa dessas, mas meu amigo parecia estar. Segundo esse mesmo vivente, "a internet democratizou a possibilidade dos bons fotógrafos mostrarem seu trabalho". Ele se referia a recursos com o Flickr. Trata-se de uma ferramenta para o compartilhar material fotográfico.
Pessoalmente, não teria paciência para ficar rebatendo um pensamento tão ruim. Vou ser claro e objetivo: só existe fotojornalismo com estrutura de apoio e recursos financeiros para a pesquisa. É assim com tudo no jornalismo, e a internet ainda não é uma fonte de receita para movimentar a máquina.
Os internautas podem não gostar, mas repórter dorme, come e tem família para sustentar. Essa nova geração que deixa de comprar revistas e jornais porque acha que tudo está de graça na internet parece muito com alguns patrões que já tive. Resumindo: não adianta utopia barata. A grana movimenta o mundo. Infelizmente ou felizmente. Não importa.
Bom... se alguém mais acha que os melhores fotógrafos do mundo foram para a internet, deixo que essa imagem do Concurso NatGeo de Fotografia fale por si só. Lógico, primeiro ela foi publicada na revista impressa e, depois, no site.

Nenhum comentário:
Postar um comentário