domingo, 29 de novembro de 2009

Fotojornalismo de tirar água dos olhos

Uma vez, um carinha me falou que a National Geographic não tinha mais o "monopólio das melhores fotos do mundo". É preciso ser muito babaca para estar preocupado com uma coisa dessas, mas meu amigo parecia estar. Segundo esse mesmo vivente, "a internet democratizou a possibilidade dos bons fotógrafos mostrarem seu trabalho". Ele se referia a recursos com o Flickr. Trata-se de uma ferramenta para o compartilhar material fotográfico.

Pessoalmente, não teria paciência para ficar rebatendo um pensamento tão ruim. Vou ser claro e objetivo: só existe fotojornalismo com estrutura de apoio e recursos financeiros para a pesquisa. É assim com tudo no jornalismo, e a internet ainda não é uma fonte de receita para movimentar a máquina.

Os internautas podem não gostar, mas repórter dorme, come e tem família para sustentar. Essa nova geração que deixa de comprar revistas e jornais porque acha que tudo está de graça na internet parece muito com alguns patrões que já tive. Resumindo: não adianta utopia barata. A grana movimenta o mundo. Infelizmente ou felizmente. Não importa.

Bom... se alguém mais acha que os melhores fotógrafos do mundo foram para a internet, deixo que essa imagem do Concurso NatGeo de Fotografia fale por si só. Lógico, primeiro ela foi publicada na revista impressa e, depois, no site.

Foto de Cesare Naldi na praia de Radha Nagar na Índia. O elefante chama-se Najan. Seu 'elefante driver' é Nazroo.

Nenhum comentário: