sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cresce o número de abortos pelo SUS

Deu na Folha de São Paulo

O número de abortos com amparo legal subiu 43% na rede do Sistema Única de Saúde (SUS) no ano passado. Os hospitais fizeram 3.053 procedimentos — em 2007, foram 2.130. O balanço inclui os casos previstos em lei: risco de morte para mãe e estupro. Além dessas, há as interrupções de gravidez garantidas por decisão judicial, como o caso de má-formação do feto.

A estatística foi publicada em matéria do jornal Folha de S.Paulo. O número, porém pode ser maior do que o divulgado, por falta ou precariedade de registro. O governo e especialistas explicaram o aumento citando fatores como melhor qualificação dos serviços de saúde, profusão de sentenças judiciais favoráveis e maior publicidade das informações sobre o aborto legal.

A Igreja Católica, por sua vez, tem outra explicação para o crescimento no número de abortos legais. Para o padre Bento, coordenador da comissão de Bioética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a alta é ligada ao fato de haver uma cultura da morte, em que a vida tem valor descartável.

***

A igreja perde tantas oportunidades para ficar com a boca fechada.

Nenhum comentário: