sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Uma valsa para Charles Kiefer

Elton Schimo

Charles Kiefer, escritor três-maiense há muito radicado na capital do Estado, que semeou - e colhe - afetos em solo santa-rosense, volta a cartaz em nossa cidade. E desta vez sua criação literária virá projetada na tela do cinema municipal.

Valsa para Bruno Stein, filme que o diretor Paulo Nascimento tirou das páginas do romance homônimo de Kiefer terá uma sessão especialíssima nesta segunda-feira, 13 de outubro, às 19h45min, no Centro Cívico. A projeção do longa estrelado por Walmor Chagas e Ingra Liberato (prêmio de melhor atriz no último Festival de Gramado) será precedida de um bate-papo com Charles Kiefer.

Oportunizado pelo Diretório Central de Estudantes Paulo Freire (Unijuí/Campus Santa Rosa), com apoio da Cidade Interativa e Secretaria Municipal de Cultura, o evento tem entrada franca. Será muito bem-vinda a doação de alimentos não perecíveis.

Esta fraterna visita de Charles Kiefer ao Noroeste gaúcho - lugar que ele fielmente retratou em suas principais obras - servirá também como um respiro para o autor, que está mergulhado nas distintas atividades inerentes ao cargo de patrono da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Então, bom espetáculo, amigos!


O Filme

Em um lugar no meio do nada vive Bruno Stein e sua família. Três gerações em conflito. A neta, Verônica, só espera o momento de ir embora. Valéria, a nora, tenta se conformar com sua solidão. Bruno Stein sente próximo o fim da vida. Bruno chegou ao Brasil logo após a segunda guerra, vindo com a família da Alemanha. Uma rígida moral protestante norteia sua vida, tornando difícil o relacionamento com a família. As netas o ignoram, a mulher já não representa muito para ele.

Bruno tenta envolver-se com o trabalho na olaria, com as esculturas, mas nada o motiva. A chegada de Gabriel, um empregado que ele passa a ver como um “arcanjo”, coincide com alguns acontecimentos que começam a mudar a vida de Bruno e das pessoas do lugar.

Um súbito encontro desperta nele novamente a vontade de viver. Bruno e Valéria se apaixonam. E ao mesmo tempo em que descobrem a paixão, lutam com todas as forças para sufocá-la.

Verônica toma a decisão de ir embora e viver a liberdade que a mãe, Valéria, gostaria de ter vivido. Gabriel, com sua ingenuidade, mostra a Bruno que a vida pode ser muito simples. Mas a chegada do filho Luis demonstra que nada poderá ser simples.

Valsa para Bruno Stein é a história do drama de pessoas que precisam tomar decisões que mudarão suas vidas e o preço a ser pago por isto.

Elenco
Walmor Chagas, Ingra Liberato, Aracy Esteves, Fernanda Moro, Leonardo Machado, Marcos Verza, Sirmar Antunes, Clemente Viscaino, Yonara Karam, Sergio Mantovani.
Participações especiais de Carmen Silva e Nicola Siri.

Ficha Técnica
Direção e roteiro: Paulo Nascimento
Baseado na obra de Charles Kiefer (acesse o site do escritor)
Produzido por: Paulo Nascimento e Marilaine Castro da Costa
Co-produção: Beto Rodrigues, Walmor Chagas, Roberto Laguna, Rosilda Freitas, Homero Chemale
Produção Executiva: Marilaine Castro da Costa
Direção de Fotografia: Roberto Laguna
Direção de Arte: Voltaire Danckwardt
Direção de Produção: Mônica Arocha
Som: André Sittoni
Música: André Trento
Montagem: Cláudio Fagundes
Prêmio: melhor atriz para Ingra Liberato no 35º Festival de Gramado.

Nenhum comentário: