sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Da Barranca: contos de fronteira

Neste sábado, com muito orgulho, o Resistência será palco para o lançamento do recém-saído Da Barranca: contos de fronteira, livro resultante dos dois anos de oficinas literárias capitaneadas pelo escritor Gilberto Kieling. Os autores dividirão conosco algumas das inquietações, dificuldades e satisfações que acabaram por moldar este belo trabalho literário. A canja musical, que reforçará o tema, será de Adilson Franck.

Os contistas
Sávio Hermes
Clairto Martin
Gilberto Kieling
Luis Artur Hoffmann
Oséias Santos de Oliveira
Roque Aloísio Weschenfelder
Jéferson de Andrade Hartemink

Ilustrador


Quando: Sábado, 18 de outubro, 20h 30
Onde: Teatro do Sesc Santa Rosa
Quanto: "De grátis"

***

Na fronteira da leitura

Sávio Hermes

Ficou célebre uma propaganda que aparecia um índio se aprumando para uma pescaria e lá pelas tantas, quando voltava a cena para o bagual sem peixe algum, saltava a pérola – a pescaria é a desculpa o bom mesmo é o vinho x.

No sábado acontecerá no SESC de Santa Rosa o lançamento do livro "Da Barranca – contos de fronteira". O livro reúne sete autores locais, em 27 contos que utilizam como pano de fundo as aventuras e desventuras ocorridas na costa do rio Uruguai.

O trabalho é resultado de uma oficina capitaneada pelo escritor Gilberto Kieling, que igualmente assina a organização da obra. A oficina teve uma duração de aproximadamente dois anos, onde os textos foram lidos e debatidos pelo grupo, como forma de se realizar uma análise mais crítica da obra, possibilitando um trabalho mais coeso para o leitor que mergulhar nos contos.

O universo abordado é amplo, passando pelas pescarias, pelo contrabando, pela sobrevivência do ribeirinho trazendo o aspecto urbano que impregna toda a civilização, representado pelo choque entre um passado remoto e um futuro galopante.

A obra recebeu cuidado especial. Os contos são ilustrados pelo artista plástico Mó, que também produziu a ilustração para a capa. Impressão e acabamento que entregam ao leitor uma obra de qualidade, que em nada deve a publicações a nível nacional.

Os autores já participaram em diversas coletâneas locais e nacionais, tendo também autores com obras individuais já publicadas, o que oferece ao livro um contexto variado de experiências, criando uma atmosfera atraente e capaz de prender o leitor, onde o aspecto local é confrontado com matizes do extinto mundo neoliberal, projetando a universalidade da obra.

Além do organizador compõem a obra: Clairto Martin, Jeferson Hartemink, Luis Artur Hoffmann, Oséias Oliveira, Roque Weschenfelder e Sávio Hermes. Que estarão presentes no sábado à noite no Resistência para conversar sobre a criação literária e seus itinerários criativos.

A entrada é grátis, mas leva "uns pila" na guaiaca para comprar um livro ou até mais de um, que o trabalho ficou bonito, cabe ao leitor agora adentrar neste mundo e quebrar o tabu – onde a pescaria pode ser desculpa a leitura não.

Nenhum comentário: