quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Realidade vs. Generalização

Evandro Hoff, colaborador do Capeta

O jornalista Mauro Beting, ciente do perigo das bobagens proferidas por alguns colegas do jornalismo esportivo, acabou provando por A mais B o que todo mundo sabe (até para quem se faz de salame): o Grêmio é mais prejudicado do que beneficiado pela arbitragem brasileira.

Em seu blog, Beting vem fazendo um trabalho útil e original: ele contabiliza os prejuízos e benefícios de cada time no campeonato brasileiro. A contagem após a 1ª rodada do segundo turno está assim:

Prejudicados:
Cinco pontos a menos: Figueirense
Três pontos a menos: Botafogo, Portuguesa
Dois pontos a menos: GRÊMIO, Goiás, Coritiba
Um ponto a menos: Flamengo, São Paulo, Vasco, Atlético-MG, Internacional, Ipatinga
Saldo zerado: Atlético-PR

Beneficiados:
Um ponto a mais: Fluminense, Sport, Náutico
Dois pontos a mais: Palmeiras, Vitória
Três pontos a mais: Cruzeiro
Cinco pontos a mais: Santos


A arbitragem errou mais contra o Grêmio

Mauro Beting

Na imprensa paulista (mais) e na carioca (menos) há uma marcação cerrada contra o Grêmio. Ou contra os erros de arbitragem que têm favorecido o líder do BR-08.

Pelas contas do blog, não procede a campanha. No saldo de erros e acertos, o Tricolor ainda tem sido mais prejudicado que ajudado – sempre lembrando que este levantamento é pessoal e interpretativo (como pede a regra do jogo), e não considera supostos erros de arbitragem na aplicação de cartões.

Jogo a jogo, descontando e contando erros, ainda entendo que o Grêmio teria dois pontos a menos na tabela (considerando erros que determinaram o placar final. Isto é, se o jogo foi 2 a 0, por exemplo, e houve um pênalti não dado para o time perdedor, esse erro não tira pontos).A relação dos lances e jogos:

GRÊMIO 1 X 0 SÃO PAULO: São Paulo prejudicado, Grêmio ajudado – Alício Pena Júnior (MG) e o assistente Cleriston Rios (SE) validam gol irregular do Grêmio. Perea estava impedido ao receber cruzamento da direita de Marcel, aos 8min.

ATLÉTICO-MG 0 X 4 GRÊMIO: Atlético-MG prejudicado; Grêmio ajudado - Sandro Rico (DF) não marcou pênalti bem discutível de Léo em Jael. Estava 2 x 0 para o Tricolor.

GRÊMIO 1 X 0 IPATINGA: Ipatinga prejudicado, Grêmio ajudado –Wilson Souza de Mendonça (PE) e Hilton Rodrigues (RJ) não marcaram impedimento de Perea, que recebeu adiantado passe de cabeça de Marcel, e marcou o gol da vitória gremista. Lance discutível. Para mim, houve o toque de Marcel. Para muita gente, não.

GRÊMIO 2 X 0 VITÓRIA: Sálvio Spínola (SP) validou gol de William Magrão, o primeiro tricolor. Eu também não teria marcado falta sobre o zagueiro baiano. O volante tricolor não se apoiou no rival.

SANTOS 1 X 1 GRÊMIO: Grêmio prejudicado, Santos ajudado - Gutemberg Fonseca (RJ) não marca pênalti de Marcelo que derrubou Marcel dentro da área. Estava 1 a 1.

GRÊMIO 1 X 1 INTERNACIONAL: Grêmio prejudicado – inter ajudado - Alício Pena Jr. (MG) e o assistente Alessandro Matos (BA) não observam que Nilmar estava impedido e participou do lance do gol de Índio.Mas a dupla acerta ao marcar o pênalti e expulsar o goleiro colorado Renan por falta violenta e desnecessária. Mérito para Alessandro, que viu o que Alicio não enxergara.

GRÊMIO 0 X 0 FLAMENGO: Grêmio prejudicado. Flamengo ajudado - Wilson Seneme (SP) não marcou pênalti de Ronaldo Angelim em Rever.

SÃO PAULO 0 X 1 GRÊMIO: Grêmio prejudicado, São Paulo ajudado – Luiz Antonio Silva Santos (RJ) e o assistente Jackson dos Santos não marcaram pênalti (discutível) de Zé Luís em Soares. Estava 1 x 0. (Cito o assistente porque o árbitro, longe da jogada, olhou para o bandeirinha antes de deixar o jogo seguir). No lance do gol, eu marcaria a falta de Alex Silva em Roger. E não procede a reclamação de Rogério Ceni de que a bola já havia saído.

Nenhum comentário: