sábado, 23 de agosto de 2008

Censura: esse é o esporte do país que recebe os jogos olimpícos

Usuários da iTunes da Apple na China manifestaram preocupação de que seu acesso à loja online tenha sido bloqueado pelo governo chinês depois que um álbum de músicas pró-Tibete mostrado no site se tornou um sucesso.

Internautas dizem que não conseguem download músicas desde segunda-feira, um dia depois que a Fundação Arte pela Paz anunciou o lançamento do álbum. A sucursal da BBC na China confirmou que o site ainda está fora de alcance nesta sexta-feira.

Uma página de crítica do álbum atraiu um intenso debate entre ativistas pró-Tibete e nacionalistas chineses.

Uma porta-voz da Apple disse que a empresa está investigando o problema.

As autoridades em Pequim não comentaram o assunto, mas ativistas alegam que ele está ligado ao recente lançamento de Songs for Tibet (Canções para o Tibete).

Milhões de chineses usam a internet para fins pedagógicos e comerciais, mas em algumas ocasiões o governo tenta bloquear o acesso a sites gerenciados por dissidentes e ativistas pelos direitos humanos e pró-Tibete.

Michael Wohl, produtor executivo da Fundação Arte pela Paz, disse que acredita que o álbum foi a razão para o bloqueio do iTunes, embora não tenha prova disso.

Entre os artistas que contribuíram para o álbum estão Alanis Morissette e Underworld. Ele também inclui um discurso de 15 minutos do Dalai Lama, o líder tibetano no exílio.

Nenhum comentário: