terça-feira, 29 de julho de 2008

Pela liberdade de Imprensa

Ana Zik, atual editora-chefe do jornal O Luverdense, de Lucas do Rio Verde MT. Texto publicado originalmente no editorial do dia 16 de julho:

“Sem informação, não há jornalismo e, sem jornalismo, não há democracia e muito menos liberdade”. Assim termina o Manifesto em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos, da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, escrito em 2005. Isso não é um manifesto fechado, dirigido apenas à classe jornalística, como talvez alguns devam pensar, mas sim a toda comunidade, pois TODOS têm direito à informação. Vou explicar o porquê deste assunto: Fomos impedidos em alguns lugares PÚBLICOS de realizar nosso trabalho. Alguns profissionais de nossa equipe, com larga experiência, foram desrespeitados publicamente e ouviram frases que desmereciam sua atuação de 10 anos na área. Fomos “educadamente” impedidos de realizar uma passagem televisiva da calçada (do lado de fora) em frente a uma ESCOLA municipal e de uma RODOVIÁRIA! Além disso, há outra questão: as ELEIÇÕES. A palavra de ordem nas redações dos jornais agora é “CUIDADO”. Sabe por que, leitor? Porque em período de eleições, todo o cuidado é pouco na hora de escrever, falar ou expressar qualquer coisa. A multa mínima é de R$ 21.500 para qualquer deslize. As secretarias municipais não falam mais nada e projetos das pastas estão parados em função do período eleitoral. Essa democracia brasileira...

Diante dessas dificuldades que nós, mediadores da informação, estamos tendo para concluir a busca pela apuração de dados, resolvemos também nos manifestar. No “Ponto de Vista”, por exemplo, o leitor poderá entender um pouco sobre o AI-5 (Ato Institucional nº. 5) que trata da ditadura e da liberdade de expressão, escrito pelo colaborador Edgar Savaris. Também abrimos uma nova sessão no jornal O Luverdense, a coluna “Nos Bastidores da Notícia”, assinada por Vagner Alexandre. A coluna contará abertamente como buscamos as informações, as dificuldades para chegar à fonte, todo o processo da construção de uma matéria para que possamos levar os dados mais corretos e poder exercer democraticamente nosso DIREITO de INFORMAR. Além disso, abriremos aqui um lugar especial para a comunidade luverdense poder também exercer esse direito, EXPRESSAR sua opinião sobre diversos assuntos, criticar, elogiar e dar sugestões. Será como um manifesto permanente, lembrando sempre da frase que abre o editorial desta semana.

Vou aproveitar para fechar este editorial com mais um pedaço do manifesto da Fenaj. Antes disso, um lembrete ressaltando um aspecto muito importante: O manifesto é de interesse de TODOS!

“A Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ - e os Sindicatos de Jornalistas de todo Brasil vêm a público pedir o apoio de toda a sociedade, comprometida com Democracia e a Justiça. Direitos garantidos por nossa Constituição e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, vêm sendo perigosamente ameaçados no Brasil (...) Não podemos permitir a volta da censura, por parte da Justiça ou de qualquer outro poder instituído no país. Não podemos concordar com a criação de obstáculos para a apuração e a divulgação de fatos de interesse público. Vamos sempre denunciar todas as violências, ameaças e constrangimentos ao trabalho dos jornalistas brasileiros (...)"

Nenhum comentário: