sábado, 26 de julho de 2008

A apatia do novo jovem

Everton Maciel, de Pelotas

O instituto Datafolha visitou 168 cidades do Brasil para realizar o mais completo perfil do jovem brasileiro neste recém iniciado século 21. Foram feitas 120 perguntas para 1.541 jovens sobre participação política, sexualidade, valores morais, medos, sonhos e hábitos de consumo. Um suplemento especial circula neste domingo no jornal Folha de São Paulo.

Os principais resultados da pesquisa assustam: 42% de jovens mulheres querem fazer cirurgia plástica, uma parcela significativa faz planos para morar fora do país e muitos deles têm vontade de ir e não voltar ao Brasil.

Rebeldia e vontade de mudar o mundo, bandeiras que marcaram a juventude durante muito tempo, agora são um assunto apenas para os livros de História. O jovem do século 21 é apático, não se interessa por política e tem suas prioridades voltas para as questões individuais.

A pesquisa revela, por exemplo, que cerca de 33% têm o trabalho como o maior sonho de suas vidas. No entanto, planos de casamento, término dos estudos e constituir família também estão entre os planos dos jovens.

Inédita no Brasil, a pesquisa do Datafolha pode ser conferida no caderno especial, que teve grande parte das reportagens elaborada por trainees da Folha, sob a orientação de Ivan Finotti e da editora de Treinamento, Ana Estela de Sousa Pinto.

Confira essa entrevista com o editor da Folha Teen, Ivan Finotti. Ele fala sobre a publicação e os principais resultados da pesquisa.


Nenhum comentário: