terça-feira, 29 de julho de 2008

Coisas versus coisas II

Everton Maciel, de Pelotas

Ouvi a Glorinha Kalil passando dicas para as pessoas deixarem de ser premitivas no último Fantástico da Rede Globo. A Kalil só perde em elegância para minha mãe, claro. Então, merece crédito. No último domingo, ela disse que "é deselegante usar palitos de dentes à mesa". Se ela disse, está dito. Nunca mais uso. Agora, vou esperar os diplomatas irem embora para retirar os bifes que ficam entre meus cariados. Melhor assim. Contrariar a Kalil não pode!

Transmiti o meu drama pessoal para o dentista que começou a me atender desde que cheguei em Pelotas. Ele disse que devo substituir o paliteiro por uma caixinha de fio dental. O motivo, segundo ele: o palito de dentes pode ferir minhas gengivas. Na opinião do especialista em ortodontia da rua Dom Pedro Segundo, em Pelotas, "está comprovado que os palitos de dentes prejudicam a boca do usuário".

Não sou eco-xiita, mas sempre preferi os palitos, porque eles são ecologicamente mais corretos. A madeira é natural e se decompõe mais depressa que a poliamida e a cera mineral, materiais usados para fabricar os fios dentais mais presentes no mercado.

Sai do consultório com um caixinha com 45 metros de fio dental. Patrocício do dentista.

O dentista não deu a mínima para o meu argumento. Mandei um e-mail para a Glorinha Kalil, mas ela ainda não mandou resposta. Droga! Um não me deixa usar o palito de dentes à mesa, outro me proíbe!

Conclusões: as empresas que produzem palitos de dentes têm menos recursos para patrocinar a) congressos odontológicos; b) pesquisas para "comprovar" a eficiência dos seus produtos frente aos outros; e c) publicidades em programas de etiqueta.

2 comentários:

Anônimo disse...

um dilema bucal. eu gosto do fio dental por que ele tem gostinho de menta (argumentos ecológicos a parte), gosto do palito por que da pra ficar catucando no meio dos dentes, pegar aquele pedacinho de bife e... mandar pra dentro. desculpas glorinha, mas quem não toma esta atitude esta contribuindo para o desperdicio de alimentos. gosto das regras de etiqueta porque elas são as coisas mais variaveis e malucas da sociedade; isto pode aqui, ali não pode, isto podia no passado, agora não pode. temos que ficar pensando no dilema do fio dental/palito de dente... lá no rincão nóis usa palito de fófri pra despalita os dente e num temu pobrema.

PS: glórinha responde o e-mail do eveton, seja chiq!

JUCA

Anônimo disse...

nóis mesmu (os brogero) se comenta as cosa uns dos otro e escrivinha do jeitu qui qué né.