quinta-feira, 6 de março de 2008

O Funk e o Funk Carioca

Diego Roberto Hanauer

O Funk é um estilo bem característico da música negra norte-americana, desenvolvido por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceo Parker e Melvin Parker.

O funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo sincopado, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos (como Cameo, ou os Bar-Kays). E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pela percussão marcante e ritmo dançante, e a forte influência do jazz (como exemplos, as músicas de Herbie Hancock, George Duke, Eddie Harris e outros)..A essência da expressão musical negra norte-americana tem suas raízes nos spirituals, nas canções de trabalho, nos gritos de louvor, no gospel e no blues. Na música mais contemporânea, o gospel, o blues e suas variantes tendem a fundir-se. O funk se torna assim um amálgama do soul, do jazz e do R&B.

O funk carioca é um tipo de música eletrônica originado no Rio de Janeiro, derivado do Miami Bass, devido à sua batida rápida e aos vocais graves. No Rio, o funk carioca é chamado simplesmente de funk, apesar de ser um gênero diferente do funk legitimo: o americano.
Com o tempo, o funk ganha grande apelo dos marginalizados e se afirma como a voz da periferia, cujas letras cantadas pelos MCS, enfatizavam às reivindicações populares pelo combate da violência policial nas comunidades pobres dos morros cariocas. As músicas tratavam o cotidiano dos freqüentadores: abordavam a violência e a pobreza das favelas.

No início dos anos de 1990, aparece "Gabriel O Pensador", como um rapper destacado do panorama com críticas políticas como seu primeiro hit "Tô Feliz (Matei o Presidente)", uma crítica à gestão do então presidente Fernando Collor de Mello, que se segue ao sucesso "Retrato de Um Playboy (Juventude Perdida)" onde caracteriza alguns jovens violentos de classe média alta que utilizam de sua disposição física e seu nível econômico para humilhar os já subjugados trabalhadores pobres (empregados domésticos, entre outros).

O funk ganha cada vez mais espaço fora do Rio e ganha reconhecimento internacional, sendo eleito umas das grandes sensações do verão europeu em 2005 e ser base para um êxito da cantora MIA, Bucky Done Gun. Um dos destaques desta fase, e que vai ser objeto até de um documentário europeu sobre o tema é "Tati Quebra-Barraco" que se tornou uma figura emblemática das mulheres que demonstra resistência à dominação masculina em suas letras em que põe a mulher no controle das situações.

Com o nascimento de novas equipes de funk e rádios de funk, além do interesse cada vez maior nos bailes por parte da classe média, principalmente o Baile do Castelo das Pedras, em Rio das Pedras, Zona Oeste, o funk vem se firmando como um ritmo forte e crescente, apesar do grande preconceito(por várias razões concretas) ainda existente.

Nenhum comentário: