segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Um natal marcado pela recuperação do setor

O final de ano está chegando com clima de recuperação na Região Noroeste do Estado.

Everton Maciel

Depois dos problemas enfrentados com a crise agrícola em 2004 e 2005, o setor mostra-se em franco processo de recuperação, aproveitando, principalmente, a alavancada que vem do campo.

O setor que mais contribui para o ICMS da maioria dos municípios da Região também vem se mostrando otimista e apostando em novas alternativas de mercado no final deste ano. A produção de máquinas e implementos agrícolas registra uma melhora significativa em todos os aspectos, o que acarreta em uma expansão pela demanda de mão de obra: uma boa notícia de natal para muitos pais de família que recuperaram sua colocação no mercado de trabalho formal.

Só a venda de tratores para a América Latina da AGCO cresceu cerca de 40% e a de colheitadeiras mais de 60%, nos nove primeiros meses deste ano, frente 2006.

Os resultados no mercado interno ainda são mais significativos: houve um incremento superior a 120% nas vendas de colheitadeiras no período. A movimentação de dinheiro também foi recorde: a AGCO vendeu cerca de U$ 747mi.

Isso faz com que as indústrias se mostrem otimistas para o ano que vem, apostando em novas plataformas de mercado, como colheitadeiras que passarão a ser produzidas para a produção de cana-de-açúcar.

Junto com as multinacionais do setor, dezenas de pequenas metalúrgicas, que terceirizam seu trabalho, acabam tendo que agilizar o processo produtivo. Mais uma boa notícia para centenas de famílias que vivem do setor.

Nenhum comentário: