quinta-feira, 15 de março de 2007

A Liberdade é do Senhor ou do Escravo?

Júnior Grings

Quem tem a liberdade, o senhor ou o escravo? Livre é o senhor que tem ao seu dispor inúmeros escravos, que transformam o seu suor em riquezas. Ou livre seriam os escravos, que não ficam prendidos ao mundo material e suas obrigações? Poderíamos dizer que as pessoas falariam, ser os senhores livres. Poucos apontariam os escravos.
Todavia, a condição de liberdade é a mesma entre os dois. Pois ambos são ligados por um elo. O senhor está ligado ao escravo, é ele quem o dá a condição de senhor. A legitimidade do senhor é o aval do seu escravo. Por sua vez o escravo é acorrentado pela opressão do senhor, na designação que o senhor dá ao escravo.
Entretanto, o maior agravante dessa dependência é a visão de emancipação que ambos têm de sua própria condição. O senhor, em seu casulo, oprime o escravo para afirmar cada vez mais a sua condição de senhoril. Dispensado qualquer forma de emancipação aos seus serviçais. Já o escravo, busca sua suposta liberdade almejando o lugar do senhor. Para poder ele, assim, também escravizar. O escravo não busca a emancipação da sua classe. Mas, sim, ele, individualmente, passar da condição de escravo para a condição de senhor.
Enquanto escravo e senhor ou senhor e escravo, mantiverem essa dialética, nenhum será liberto ou livre. Pois a condição de cada um é imposta pelo outro. E sua visão de emancipação não é mutua. Para ambos erguerem a bandeira da liberdade, é necessário a quebra dessa barreira. Uma condição onde não tenhamos nem escravos e nem senhores. Mas isso é só utopia.

Nenhum comentário: