sábado, 16 de março de 2019

O pior tipo e proselitismo


Como a maior parte das coisas na história do pensamento humano, o proselitismo encontra uma diferença de graus e não de eespécie Por certo, existe proselitismo de qualidade. Hobbes e Rousseau, patriarcas do contratualismo, foram proselitistas, tentaram vender ideias morais disfarçadas de conteúdo político abstrato. Não é para eles que empregamos o termo proselitismo no sentido mais usual. O prosélitos que tratamos como problema é um ato catequético. É o esforço sistemático de distribuir conteúdo moral sem relações causais imediatas em absolutamente qualquer evento, político ou não. 


Resultado de imagem para suzanoAs redes sociais instalaram um novo nível de proselitismo, o meme. O meme inibe o constrangimento que teríamos em tornar uma ideia proselitista verbo. Meme, fundamentalmente, não é verbo nem palavra, muito menos ideia. Ele é a expressão de um conteúdo catequético e sentimental, tendo como base fundante a oportunidade. As oportunidades surgem dos mais diferentes modos, políticos ou não. Quando oito crianças são mortas em uma escola no interior, a oportunidade para o proselitismo está armada e o proselitista não tem freio moral para distribuir seu conteúdo insensível e irracional: ele profere e distribui xilogravura de feira sobre o caixão e a dor alheia, sem pudor, pois essa é a principal característica de um proselitista.

Quando major Olímpio, um político sem freio moral ou integridade intelectual, sugere que os professores deveriam estar armados nas escolas, em um país onde o preço de uma arma é duas ou três vezes maior do que o salário de um professor; quando a esquerda sugere que devemos banir o registro de armas do país, para evitar crimes cometidos por armas buscadas no contrabando e na ilegalidade, enterramos nosso debate em torno de qualquer assunto, desrespeitamos a dor dos familiares envolvidos e mostramos que não temos condições de administrar nosso próprio futuro. Estamos na escala argumentativa política mais baixa, a do proselitismo.

Para nosso debate político ser pobre, ele precisa ganhar na loteria da falta de nexo causal.

Nenhum comentário: