domingo, 3 de junho de 2018

"Não tem corrupção no quartel"


Fui comprar umas coisas numa loja de caça e pesca do centro de Porto Alegre e notei uma movimentação diferente. Vários recrutas do Exército comprando a mesma coisa: um "kit para limpar EDC", segundo me informou um deles. Fiquei curioso e – intrometido que sou! – pedi para ver do que se tratava. Basicamente, uma latinha com alguns utensílios de limpeza, óleo, flanelas, escovas etc. Nada muito caro, nem muito barato. Coisas que poderiam estar na caixa de pesca de qualquer um. (tipo isso da foto)

Eles haviam recebido o soldo naquele mesmíssimo dia e precisavam se apresentar para instrução com aquela quinquilharia comprada no próximo dia de serviço.

A primeira e – óbvia! – pergunta que me fiz foi a seguinte: “por que diabos o Exército não fornece uma porcaria tão simples para eles?” Ignorei a primeira pergunta, porque não queria ficar dando voltas mentais. A segunda pergunta eu repassei para um dos recrutas: “onde tem pra vender esse kit?" "Só aqui", o moleque respondeu. Ou seja, no centro inteiro de Porto Alegre, só uma loja vende aquela latinha montada com aqueles utensílios. "Não dá pra comprar pela internet porque não chega a tempo de se apresentar de serviço na segunda", me explicou outro deles.

A minha história acabou.

Fiquem vocês com as conclusões sobre a idoneidade e lisura de um oficial do Exército que manda uma meia centena de recrutas comprar algo que só tem para vender em uma única loja no centro de Porto Alegre. Quem ganha o quê com isso?

Segundo uma meia dúzia de tias minhas, no feicibuqui, as Forças Armadas são um conjunto de instituições sérias e idôneas. Eu compreendo perfeitamente a frustração alheia. Compreendo a existência de debiloide pueril que acha que esse tipo de patriota é super-adequada para governar um país. O fato é que eles não conseguem ser honestos sequer entre eles mesmos. E só vai negar esse fato quem nunca pisou em um quartel. Eu desafio qualquer praça ou oficial temporário que tenha servido: venha me contar a história de um ano de atividade militar, sem JAMAIS ter presenciado uma ação flagrantemente corrupta!

Ouvir as pessoas falarem bocabertices como se estivessem se referindo ao exército da Nova Zelândia, Austrália ou Canadá não é apenas chocante, é constrangedor. Nossos regimentos, batalhões, bases aéreas e navais são comandadas por brasileiros e - pasmem! - estão cheias de brasileiros! Como vocês sabem, onde houver um único brasileiro sempre haverá roubo, escarnio e pilantragem. É o nosso DNA. Só servimos para contraexemplo. 

Boa semana a todos e SELVA! 

Nenhum comentário: