terça-feira, 11 de novembro de 2014

Conseguimos. Porto Alegre é a capital mundial do nudismo

O que pode tornar Porto Alegre a primeira capital nudista do mundo?

A visceralidade cultural dos seus cidadãos? A originalidade de suas propostas estéticas? Ou seria a facilidade de acesso a uma intelectualidade moderna e cool? O pós-modernismo do Juremir Machado da Silva e sua linguagem angelical?

Nada. É só a falta de noção mesmo.

Porto Alegre é uma cidade charmosa, se você for desinformado sobre ela. Tão charmosa quanto arrogante. O centro histórico é uma mistura de Frankfurt moderna, lotada de gente feia que combinaria com Cidad del Este. No contorno, é um um leste europeu da pior espécie. Efetivamente, a única coisa bonita que há em Porto Alegre é o pôr-do-sol do Rio Guaíba. A única coisa bonita em Porto Alegre é algo que existe em todo lugar do mundo: pôr-do-sol.

Ainda não se sabe ao certo que o que fez aquela primeira mulher correr pelada por um parque da Capital. Falam em transgressão da norma. Falam em um misto de loucura e falta do que fazer. Certo é que o ineditismo acaba depois da primeira exibição pública. Depois, é mais do mesmo. Os reincidentes do crime alheio apenas buscam a facilidade de acesso a publicidade. Andar pelado na rua não é um crime moral. É intelectual mesmo.

O artigo 233 do código penal brasileiro diz que quem "praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público" pode receber pena de "detenção, de três meses a um ano, ou multa".
É uma lei de 1940, só para ficar claro.

Como se pode desfilar semi-nu nos programas familiares dominicais, nossos insurgentes civis pensam: "bom. Vamos mostrar o corpo. Essa coisa linda da natureza". Eles podiam ser insurgentes civis com qualquer outra coisa. Poderiam ignorar leis de trânsito ou tratar urânio para uma bomba atômica dentro do quarto. Devem ter pensado em um tipo de insurgência que não agrida ninguém significativo, só a estética de Porto Alegre. Bom. A estética de Porto Alegre sempre foi um desastre. E daí?

Se a moda pegar, o imaginário coletivo de Porto Alegre vai viver o seu sonho hipster dourado. Agora, haverá algo para contar aos amigos uruguaios. Se pode maconha em Montevidéu, porque não aprovar um evento de nudismo no Parque da Redenção? Assim mesmo, sem motivo, sem explicações e agendamentos. Vai ser um tipo de protesto à favor. Melhor: protesto adesista. Já que ressuscitamos o governo, elevamos o preço do combustível, liberamos a política econômica, precisamos esperar o aumento no valor das passagens do transporte público em grande estilo. Aí, sim, vamos estar preparados para xingar esse prefeito, colega adesista.

Nenhum comentário: