sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Palestra de Auto-me-ajuda

Quem já viu uma palestra de auto-me-ajuda já viu todas. Elas são rigorosamente iguais. Necessariamente,
elas precisam falar de motivação, importância de valorizar as pessoas e "se sentir bem consigo mesmo". Palestrante motivacionais consistem, basicamente, no mesmo tipo de pessoas: completos fracassados em tudo que tentaram fazer durante a vida. Eles reúnem todas as suas angústias e seus insucessos em grandes coletâneas de asneiras, recheadas com o que há de pior no positivismo francês. (Reunir o que há de pior no positivismo francês seria, por si só, uma tarefa bastante elogiável. É muita coisa!) Como o palestrante de auto-me-ajuda conhece muito bem a linguagem do seu público alvo (outros fracassados), inverte-se assim a roda da fortuna. Finalmente, ele encontra sua privada de mármore no banheiro dos heróis da TV.

Inverta todas as suas frustrações pessoais, seus tropeços e suas cagadas. Pronto. Serás um grande palestrante de auto-me-ajuda. Digo auto-me-ajuda, não apenas porque essas palestras motivacionais são úteis apenas para os palestrantes. Pelo contrário. O conteúdo motivacional desse tipo de evento é indispensável na agenda de um outro grupo social extremamente organizado e valoroso, os empresários.

Todo empresário que merece seu adjetivo pensa, honestamente, se tratar de um visionário. Com um bom número de funcionários ou não, ele não pode dispensar um palestrante de auto-me-ajuda. Juntos, eles organizam uma palestra de auto-se-ajudam para os funcionários de sua empresa e o resultado disso será sempre o mesmo: funcionários que se sentem importantes e valorizados. Completos babacas, portanto. Eles ficariam muito mais felizes se o cachê do palestrante de auto-se-ajudam fosse rachado entre eles. Mas são idiotas demais para entender isso. Trata-se de um grupo de boçais. E merecem muito o disputado lugar que ocupam.

"Veja bem. Na nossa empresa, depois de 3 anos, o senhor passará de Estagiário Júnior Nível 8 para Gerente de Operações Complexas Mais Próximo da Máquina de Café Nível 3. E ganhará um incentivo de R$50 no salário, além de um Panetone Bauducco no natal, ao invés daquela massa amaçada da concorrente baratinha que damos para os outros".

Em qualquer ambiente de produção, a única valorização profissional é salário bom em dia na conta bancária. O resto é palestra de auto-me-ajuda. E palestra de auto-me-ajuda só paga as contas no final do mês de quem a promove.

Um comentário:

Vani disse...

Imediatamente lembrei disso...rsrsrsr

http://www.youtube.com/watch?v=abEIdZOWApE