terça-feira, 26 de março de 2013

Igreja: demanda e capacidade de atender

Com essa publicidade toda em torno do novo Papa. Um homem humilde que nasceu às margens do Rio da Plata. E fazendo de conta que imaginar um argentino humilde não é um ato de abstração. Eu fiquei pensando sobre a tremenda dificuldade da Igreja Romana nos últimos anos, especialmente no Brasil. Se você é um desempregado, já aviso: vaga para ser padre existe. Quem sabe um dia ser o primeiro Papa brasileiro?

Constatar que a empresa mais global do planeta "sofre uma crise" não nos leva a lugar algum sobre os motivos dessa crise. Eu não tenho a menor dúvida: a crise existe por falta de capacidade para atender a demanda e não por falta de procura. O que mais existe no Brasil são idiotas procurando igrejas.

As pessoas precisam da televisão. Exigem a presença de coisas aleatórias e coloridas diante dos seus olhos. Não importa o que elas assistam. O fato é que a televisão oferece programas extremamente estúpidos. A boa programação televisiva não atende a demanda dos consumidores de televisão.

É assim também na relação com a igreja e os crentes. Para oferecer uma igreja evangélica neopentecostal, você precisa (anote a receita):

1 galpão ou garagem
50 cadeiras de plástico brancas
1 caixa de som amplificada
1 microfone
1 mané que fala bem

Já para abrir uma igreja católica você precisa:

3 anos de seminário durante o ensino médio
4 anos de seminário durante o curso superior em filosofia
3 anos de seminário durante o curso superior em teologia
aceitar ficar longe de mulheres
não aceitar a existência de homossexuais
não aceitar a existência do aborto
não aceitar a existência do casamento fora da igreja e divórcio

O resultado desse banhado todo são 1500 igrejas evangélicas abrindo as portas, enquanto a igreja católica não conseguiu terminar sequer a formação de um único padre. Como atender a enorme debanda de babacas que precisam (e estão dispostos a pagar caro) salvar suas almas desse jeito?