segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pedreiros, gambiarras e minha mãe

Fiquei uma semana na casa nova da minha mãe. A velha morou por quase 30 anos em um apartamento com minhas duas irmãs e eu. Agora, resolveu se mudar. Isso tudo tendo em vista que minha irmã mais nova não saiu de casa. Já viram isso? A mãe sair de casa antes dos filhos? É a crise da nossa geração. Bom. A mudança da minha mãe significou muita dor de cabeça para mim, 600km longe de lá. Isso porque iria passar dois dias visitando ela em seu novo lar. Mas acabei passando 9 dias com furadeira na mão, instalando soquetes de luz e balcões de cozinha. Tudo na casa nova da minha mãe, certo? Errado!

Minha mãe foi para um apartamento recém construído, novinho em folha, zero bala. O apartamento que precisava de reformas era o antigo, onde minhas irmãs vão morar com meu sobrinho. (Vou colocar uma foto do meu sobrinho aqui, porque criança sempre é legal e todo mundo gosta de fotos de crianças e gatinhos na internet).

Como minha mãe financiou a obra no apartamento das minhas irmãs, ela era oficialmente responsável por tudo e manda-chuva geral dos pedreiros. Pedreiros. Essa é a palavra que mais me deixa sem palavras. Só vem palavrões na minha cabeça. Eu daria parabéns a um pedreiro, caso ele fizesse uma obra bem feita. Mas nunca conheci um. O dia que eu conhecer, provavelmente não conseguirei felicitá-lo. Não saberia falar a mesma língua que ele. Na universidade, existe Francês, Inglês, Espanhol e Pedreirês. Os engenheiros não ficam cinco anos estudando cálculos. Eles fazem uma graduação inteira para falar a língua dos pedreiros. Engenharia civil deveria estar no departamento de letras.

O resultado da minha mãe dando ordens e de pedreiros aleatórios trabalhando sem uma instrução técnica adequada foi o seguinte: azulejos lindos por cima e muita gambiarra por baixo. Gambiarra é uma gíria para coisa mal feita, improvisada, feita com pressa e sem utilizar o equipamento e material adequado. Se você já viu uma instalação de luz exposta ou um chuveiro vazando água pelo encanamento de entrada, então sabe o que é uma gambiarra.

Depois de muita gambiarra feita no encanamento e na parte elétrica, instalar máquina de lavar, tomadas, pias e balcões não é uma tarefa tão fácil. Perdi uma semana quebrando azulejos colocados para esconder encanamentos, instalando tomadas em uma fiação desenhada no tempo de Da Vinci e pintando rodapés podres. Mas os azulejos estavam lindos!! Quando eu estava terminando, minha mãe chegou com as cortinhas e eu tive que desembrulhar a furadeira para colocar os malditos suportes.

Depois dessa não quero ver um pedreiro vivo na minha frente por algum tempo.


 

Nenhum comentário: