domingo, 1 de maio de 2011

Vende-se ilustrações



Ser meu amigo não transforma alguém num bom profissional. Mas, geralmente, eu sou amigo de bons profissionais. Não confio em gente incompetente nem para sentar na mesma mesa do bar.

Já falei do blog da Jussara Nunes antes. Com três anos de vida, ela já era uma ilustradora melhor que muito barbado que fica distribuindo material de graça para veículos de comunicação comerciais e ferrando a vida dos colegas. Sinceramente, eu gostaria muito de assistir a morte lenta, gradual e dolorosa de todos esses cretinos. Eles geram desemprego, desgosto e produzem lixo. Rádios, jornais, emissoras de TV e sites - permanentemente, interessados em baratear custos -publicam sem dó, nem piedade. Quem perde? De um lado, bons profissionais, fadados a prostituição e ao desemprego; de outro, claro, perde o consumidor, transformado num pobre diabo que não é sequer ouvido dentro do processo. É a afirmação da mediocridade, tomando conta de tudo. Você é daqueles que se acha importante quando vê seu nome ligado ao título de "leitor-repórter"? Então, você é um bosta.

Dentro de todo esse contexto medonho, a Jussara Nunes, uma baita ilustradora, lançou uma "tabela de preços para desenhos de uso pessoal". É simples: se você é uma pessoa física, interessado em uma ilustração para uso pessoal, querendo um bom trabalho para colocar na parede do seu apê ou se exibir no Orkut tem a oportunidade de comprar a alma de uma ilustradora a preço de banana. Repito: pessoa física, uso pessoal. Desenhos para exploração comercial em revistas, jornais livros ou mesmo na internet têm outros preços. "Bem mais caros", adianta a Jussara.

Povo, é assim mesmo. Se gostamos do liberalismo - e eu o amo - precisamos comprar o modelo do começo ao fim. De cima para baixo. Só meio argumento não vale.

O trabalho dessa guria é de arrepiar os cabelos. Se um vendedor de carros tivesse a centésima parte de um talento desses, ficaria milionário fazendo xilogravura de feira. Como a Jussara seria uma péssima vendedora de carros, ainda não emplacou seu trabalho em um veículo grande. Eu nasci com vários defeitos menos a ingenuidade. Logo, vou encomendar meu desenho antes da Jussara ser contratada por uma editoria grande e não ter mais tempo para atender a plebe.


Nenhum comentário: