quinta-feira, 24 de março de 2011

Uma moedinha

Evito publicar aqui quando não estou bom da cara. Geralmente, espero momentos divertidos, para não correr o risco de parecer mais antipático do que sou.

Quem precisa de momentos solenes para publicar antipatias é medíocre. Basta olhar para o mundo e descrever, enquanto se toma café da manhã. Não é uma questão de visão. Não é relativo. Não depende de opinião ou formação cultural. "Otimismo é disfunção de caráter", disse o Luiz Felipe Pondé.

Nossa meta deve ser clara: todos os dias, acabar com o humor de alguém. Hoje, cumpri minha função social logo cedo. Encontrei uma caloura da faculdade na rua, toda suja, pintada e com uma plaqueta informando "bixo jornalismo". Ela pedia "uma moedinha". Tirei um tostão do bolso e anunciei: "Vou lhe dar a moeda. Mas você vai me responder com honestidade uma pergunta." Ela concordou. Informei que saberia, se ela estivesse mentindo. Ela pensou mais um segundo (o máximo que pode), mas ratificou a proposta. Daí, lasquei: "Qual foi tua primeira opção no Enem? Jornalismo?" Ela ficou um pouco tímida, rubrou, mas olhou para a moeda e respondeu, de cabeça baixa: "medicina".

Dei a moeda e fui para a aula.

Um comentário:

disse...

"...para não correr o risco de parecer mais antipático do que sou." Boa...
A minha 1ª e última opção foi Jornalismo =)