quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Meninos são alvo de abuso sexual em dança tradicional afegã

Sabe aquela conversa de que devemos "respeitar as diferenças culturais. Aquilo que é errado aqui não é necessariamente errado em outros lugares e blá blá?". Tudo conversa. No século 21, devemos acordar valores mínimo e negociar apenas imperativamente com aqueles que não respeitarem as limitações da carta.


As mulheres no Afeganistão são proibidas de dançar em público, mas garotos são obrigados a dançar vestidos de mulher, e muitas vezes sofrem abuso sexual.

Em uma festa de casamento em um vilarejo remoto no norte do país, após a meia-noite, não há sinais dos noivos, nem de mulheres, apenas homens. Alguns deles estão armados, alguns tomam drogas.


A atenção de quase todos está sobre um garoto de 15 anos, que dança para o grupo em um vestido longo e brilhante, com sua face coberta por um véu vermelho.


Ele usa seios postiços e sinos presos aos calcanhares. Um dos homens oferece a ele algumas notas de dólar americano, que ele pega com os dentes.


Esta é uma tradição antiga, chamada
bachabaze, que significa literalmente “brincando com garotos”.


O mais perturbador é o que acontece após as festas. Com frequência, os meninos são levados a hotéis e sofrem abusos sexuais.


Os homens responsáveis pela prática são comumente ricos e poderosos. Alguns deles mantêm vários
bachas (meninos) e os usam como um símbolo de status, como uma demonstração de sua riqueza.


Os meninos, alguns deles ainda pré-adolescentes, são normalmente órfãos de famílias muito pobres.


Mais no site da BBC

Nenhum comentário: