quinta-feira, 4 de junho de 2009

Um caminho para ser urbano

Sávio Hermes, de Santa Rosa


A cidade de Paris (França) entre muitas de suas atrações turísticas teve no mês de maio a comemoração dos 205 anos de seu cemitério mais célebre – o Père Lanchaise. Onde estão os restos mortais de personagens como Chopin, Oscar Wilde, Alain Kardec, Jim Morrison. Contudo, este misto de devoção e pompas fúnebres, demorou a assumir o status de sétimo ponto mais visitado, tendo seu ápice após aparecer num romance de Honoré de Balzac, intitulado O Pai Goriot.

Numa comparação sem propósitos, questiona-se: O que se poderia eternizar em Santa Rosa? O canhão da Praça da Bandeira? As vans de hot-dogs? A sexta-feira no Mercado Público? A pista de skate no Parcão? A proliferação de rótulas? O prédio puído do antigo Paço Municipal? O porco no trevo de acesso? A árvore lunar do Parque de Exposições?

Deixando o restante para o imaginário de cada um, parte-se para o que interessa. O trajeto Santa Rosa-Cruzeiro, Cruzeiro-Santa Rosa – leva! Há muito é um lugar comum para quem quer desopilar do cotidiano, voltar do serviço, ir para o colégio, arriscar um flerte e respirar um bom e maléfico gás carbônico.

Os mais atilados quando no percurso já repararam que não têm mais trem na linha, somente os trilhos. Como esta é uma área de domínio público (até que alguém prove o contrário e espera-se que isto não aconteça) a CI, na continuidade do Projeto que previa a definição de um Plano Diretor para a utilização do Parcão vêm a público externar uma proposta ambiciosa, revolucionária e capaz de mudar o perfil desta cidade.

TAPE PORÃ – FLORESTA URBANA, prevê a utilização da área que se estende desde o Parcão (Praça 10 de Agosto) até imediações do antigo Germano Dockhorn (Cruzeiro). A idéia privilegia uma ampla área verde, local para caminhadas, quiosques, via de ciclistas, mirantes, pontos de encontros, idas e vindas e quem sabe para num futuro próximo ficar eternizado nas páginas, senão da literatura, na marca desta comunidade, que ante o desafio não exita.

Perplexos. Muitos já pensaram. Alguma coisa se especula e o tempo passa. Se ficar lá no fundo da consciência alguma dúvida, um embaraço de como será e demais pertinências que possam disto advir, não pare de ler agora – no dia 06 de junho de 2009, a partir das 15h junto a Avenida Expedicionário Weber a Cidade Interativa estará disponibilizando croqui especialmente desenvolvido para a concepção deste caminho urbano que alterará definitivamente a visão e o estilo de vida dos santa-rosenses, juntamente com demais informações. Descubra o Tape Porã.

Nenhum comentário: