quarta-feira, 6 de maio de 2009

David Coimbra falou na UCPel

Nesta terça-feira, 5, assisti uma fala do jornalista e escritor David Coimbra na UCPel. Gente fina esse moço. Em 1984, quando ele se graduava pela PUC, eu estava só nascendo. Mesmo assim, dá para chamar de "moço". Ele passa longe daqueles dinossauros acadêmicos emburrados que chateei de tanto ver e ouvir.

David esteve em Pelotas para comemorar os 45 anos do Zero Hora. Em todas as faculdades de Comunicação Social do Estado, profissionais do jornal palestraram ao mesmo tempo. Legal, né? Aconteceu, ainda, o lançamento do livro "Reportagens que fizeram história". Muito bom material, por sinal. A maioria das matérias eu já li. Mesmo assim, é legal poder guardar um registro tão importante quanto este.

Pena que o David falou pouco, a meu ver. Foi 30 minutos de exposição e, depois, o tempo ficou aberto para "perguntas". Baita paciência tem o David! Aguentar tanta falta de esclarecimento é um feito grandioso. Perguntas se repetiam; as barbies falavam só para aparecer; professor palpiteiro chamava "informação" de "ciência", tentando defender a obrigatoriedade do diploma e o próprio emprego. De outro lado, um estudante perguntava pela “queda da obrigatoriedade de diploma específico para o exercício do jornalismo” de falando em “queda do diploma”. Deu pra ficar triste. Aff... O próprio David já se falou sobre o assunto, com posição contra os sindicalistas e a favor do leitor.

Mesmo assim, foi legal cumprimentar o David. Já o entrevistei diversas vezes. Uma está transcrita aqui no Capeta.

Nenhum comentário: