segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Quem é que sifu?

Essa notícia, publicada pela Agência France-Presse, chamou a atenção por um motivo muito especial: quando as multinacionais demitem, cortam pessoal longe das suas matrizes. Salvo raras exceções, a 'gordura' não sai do lugar correto, quem pega o caminho da rua são os peões das filias espalhadas pelo mundo, a mão de obra barata. A notícia da holandesa Philips faz lembrar a avalanche de demissões que aconteceu nas multinacionais do setor máquinas e implementos agrícolas aqui, na região Noroeste do Estado. Quem conhece o Capeta, sabe que somos amigos do capitalismo, o único modelo viável. Mas, essa observação não pode passar em branco.


A Philips, gigante holandesa do setor eletrônico, anunciou nesta segunda-feira que irá demitir 6.000 pessoas em 2009. A empresa, que sofreu graves danos com a crise financeira mundial, já desenvolveu um projeto de reestruturação que prevê a economia de 400 milhões de euros a partir do segundo semestre.

Todos os setores da companhia deverão ser afetados pelas demissões, informou um porta-voz da companhia. Isso inclui a matriz, na Holanda, e demais unidades espalhadas pelo mundo. Em 2008, a Philips registrou um prejuízo líquido de 186 milhões de euros.

Um comentário:

Barone disse...

Cara, dá até arrepio a possibilidade de termos desemprego em massa aqui no Brasil.