segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Grupo de pesquisa da FaE/UFPel lança livro

Feira do Livro

Everton Maciel, de Pelotas

Pesquisadores buscam estabelecer diálogo entre áreas do conhecimento

Na próxima quinta-feira (06), às 18h, acontecerá na Feira do Livro de Pelotas o lançamento do livro “Filosofia: educação e práxis social em textos”. A proposta da obra é dar divulgação às reflexões do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS). Os pesquisadores envolvidos têm se questionado sobre a relação e os diálogos que pode haver entre a Educação e a Filosofia. O material é organizado pelos professores Gomercindo Ghiggi, Avelino da Rosa Oliveira e Neiva Afonso Oliveira.

A tarefa de reflexão assumida pelo conjunto de 22 autores é interdisciplinar. Desta forma, apesar da interpretação distinta de cada autor, todos se norteiam para evocar a Filosofia ao mundo da Educação, e vice-versa. Segundo professor Gomercindo, “considerando a realidade brasileira, o campo da educação demanda categorias que dêem conta do complexo momento que vivemos”.

Através de diferentes artigos, muitos temas foram discutidos. “Alguns dão conta dos pressupostos do processo educativo. Outros falam sobre a relação entre educador, educando e seus vínculos com a sociedade. A relação entre Filosofia e Educação acaba refinando a formação crítico-interrogativa”, salienta Gomercindo.

O livro “Filosofia: educação e práxis social em textos” tem 300 páginas e foi montado pela Editora da UFPel. Na Feira do Livro a obra estará sendo vendida ao valor promocional de R$15.

Nenhum comentário: