sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Brasil: ainda na Idade da Pedra

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que a descriminação do aborto – aprovada na quarta-feira pela Câmara dos Deputados do Uruguai – é um "fenômeno mundial", mas afirmou que "não existe nenhuma hipótese" de o Brasil seguir esse caminho no curto prazo.

"O Uruguai deu um passo importante", disse Temporão em entrevista à BBC Brasil. "Isso é um fenômeno mundial. Na Europa, apenas quatro países não aprovam, do ponto de vista legal, o aborto."

"O Congresso brasileiro acabou de rejeitar um projeto de lei, então não existe nenhuma hipótese no horizonte curto de que essa questão esteja resolvida na sociedade brasileira."
Temporão ressaltou que "cada país tem o seu processo" e exige "uma discussão muito profunda e delicada" da sociedade. Leia toda a notícia no site da BBC Brasil.

***

A análise do ministro Temporão é bastante lúcida. O que se pode esperar de um país onde a capacidade de compreensão da realidade das pessoas transformaria o aborto em um método contraceptivo? Um aparato jurídico moderno exige uma população com pensamentos modernos. Sem isso, vamos continuar na "Idade da Pedra".

Nenhum comentário: