sábado, 13 de setembro de 2008

Prazo prorrogado: educação na lixeira

Everton Maciel, de Pelotas

Lembro-me que paguei cerca de R$ 300, através de um boleto do Banco do Brasil, para manter regular uma arma calibre 38 da marca Rossi. A documentação foi encaminhada pela Polícia Federal, em Santo Ângelo. Tive que passar um dia inteiro na PF por causa da papelada. Como o valor era alto, pouquíssimas pessoas fizeram o mesmo, ou seja, 90% das armas irregulares continuaram irregulares.

Então, o Governo Federal fez o que sempre se faz no Brasil: facilitou a vida dos maus pagadores, reduziu a taxa para R$ 60 e prorrogou o prazo de encaminhamento da documentação! Sinto-me um idiota.

Aconteceu a mesma coisa com as pessoas que não honraram seus financiamentos estudantis no final da década de 90. O Governo renegociou as dívidas e houve redução de até 90% do total a ser pago pelos inadimplentes. E como ficam os que os que se esforçaram para pagar a dívida em dia?!


Assim é com tudo: baixo índice de vacinados? Prorrogação da campanha de vacinação. Poucos inscritos para o vestibular? Prorrogação das inscrições e diminuição das taxas.

Esse país é uma piada pronta, como diz o José Simão. Se funcionasse, aí eu desconfiava e procurrava algum erro. Foi feito para não funcionar.

***

Do Jornal Noroeste, de Santa Rosa

Encerra no final do ano o prazo para que os proprietários de armas regularizem a situação junto a Polícia Federal. Encerrado o prazo quem não tiver feito ou renovado o registro poderá sofrer as sanções previstas em lei.

O alerta vale para quem possui armas recebidas como herança de família, desde que comprovada a sua procedência. Também os registros antigos feitos pela Polícia Civil, devem ser renovados.
As orientações sobre os procedimentos a serem realizados podem ser obtidos junto a Polícia Federal de Santo Ângelo, mas alguns escritórios despachantes da região vem realizando este trabalho burocrático. Segundo Adico Tolazzi, do Escritório Piekala de Santa Rosa, após a identificação da arma são preenchidos formulários via internet, que após impressos precisam ser autenticados em cartório. De posse destes documentos é feito o encaminhamento de registro junto a PF de Santo Ângelo.

O prazo final é 31 de dezembro de 2008 e o alerta é que os proprietários de armas fiquem atentos a estes prazos, para terem tempo hábil de conseguirem o registro ou renovação do mesmo, conseguindo encerrar o trâmite burocrático até a data estipulada.

Nenhum comentário: