terça-feira, 16 de setembro de 2008

O novo patrono da maior feira do livro do Estado é de Três de Maio

Publicado no blog Mundo dos Livros, do site Zero Hora.com

Foi divulgado agora há pouco em um café da manhã no Bistrô do Margs o novo dono da Praça da Alfândega. A Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade promotora da Feira do Livro de Porto Alegre, anunciou Charles Kiefer como o novo patrono do evento.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Rio-Grande do Livro, o editor João Carneiro. O novo patrono foi escolhido por um colegiado de notáveis dentre uma lista com cinco finalistas - uma novidade para as eleições anteriores, quando o número de finalistas era de 10. Os cinco patronáveis da Feira deste ano foram obtidos através de votação entre os associados da Câmara da Livro, o que inclui livreiros e editores. O nome do patrono saiu de uma segunda votação, feita por um conselho cultural composto por figuras de destaque, pessoas ligadas à universidade, ex-patronos e dirigentes da Câmara, a quem foi pedido que votassem em três candidatos cada um, escolhendo-se daí o mais votado. Além de Charles Kiefer, também concorriam como patronáveis Carlos Urbim, Jane Tutikian, José Clemente Pozenato e Juremir Machado da Silva.

Kiefer, o patrono

O novo patrono é um dos grandes nomes da literatura local mas também por sua atuação no incentivo e na formação de novos autores. Charles Kiefer nasceu em Três de Maio em 1958, e estreou na ficção já com um sucesso editorial de público e crítica, a novela Caminhando na chuva, de 1982, continuamente reeditada e sempre presente em currículos escolares Rio Grande afora.

Kiefer também se destaca pela versatilidade. Sua obra abarca romances, contos, poesia e ensaio. Mas é por sua produção ficcional que o escritor é mais conhecido, em romances como A Face do Abismo, Quem Faz Gemer a Terra? ou Valsa Para Bruno Stein, recentemente adaptado para as telas com Walmor Chagas como o personagem título. Como já foi dito, Kiefer também transita pelo conto, que praticou nos volumes Dedos de pianista ou sua obra mais recente na literatura adulta, Logo tu Repousará Também. Sua obra vem sendo relançada nacionalmente nos últimos anos pela Editora Record, que já colocou no mercado novas edições de Valsa para Bruno Stein, sobre um homem que se apaixona pela mulher de seu filho, Quem Faz Gemer a Terra?, romance narrado pelo ponto de vista do sem-terra acusado de degolar um PM no conflito na Praça da Matriz e O Escorpião da Sexta-feira, exercício no romance policial narrado por um serial killer. Também pela Record saiu seu livro mais recente, o infanto-juvenil Aventura no Rio Escuro.

O novo patrono recebeu o cargo das mãos de Antônio Hohlfeldt, que, em tom bem-humorado, fez o elogio de seu sucessor. A Feira do Livro de Porto Alegre, que este ano realiza sua 54ª edição, vai de 31 de outubro a 16 de novembro.

Leia os textos de Kiefer publicados no Capeta
Morte Súbita
A Arte é Longa


Acesse o site do escritor

Nenhum comentário: