quinta-feira, 12 de junho de 2008

Satolep: agora em livro

Everton Maciel, de Satolep
(ou Pelotas. Tanto faz)


Pelotas receberá oficialmente “Satolep” , livro escrito pelo músico, compositor e escritor pelotense Vitor Ramil. Trata-se da história de um fotógrafo que voltou a Pelotas no começo do século passado. Sentindo-se desconfortável com o norte do Brasil, o personagem, “conterrâneo” de Ramil, volta para o frio do sul. A narrativa é bastante lenta, mas o texto é muito fluente e lúcido. Quem leu “Estética do Frio” ou “Pequod” sabe do que estou falando.

Para compor todos os elementos de “Satolep” (palíndromo de "Pelotas"), Ramil dedicou oito anos de seu trabalho. Como todos sabem, não é a primeira vez que o artista recorre à profundidade de sua criatividade para criar uma Pelotas imaginária, que habita um mundo suspenso da realidade e brinca com a imaginação do público. Em uma canção intitulada “Satolep”, essa brincadeira já aparecia. Na versão “Joquim”, composta a partir de “Joey”, parceria do imortal Bob Dylan com Jacques Levy, também.

O lançamento do livro será na Secretaria de Cultura da cidade, com sede na Praça Coronel Pedro Osório, 2, às 19h, desta sexta-feira, 13 de junho. Sábado, 14, o evento será em Porto Alegre. A obra é editada pela Cosac Naify.

Nenhum comentário: