quinta-feira, 12 de junho de 2008

Do Valle: lado A, lado B

O titio Luciano do Valle soltou as cobras ontem, na Band, antes do segundo jogo da Copa do Brasil. Ele está correto: a imprensa e os veículos de comunicação com sede em São Paulo são uma vergonha para o país. Sem exceção, todos têm um comportamento inadequado quando o assunto é futebol.

Ao mesmo tempo, Do Valle poderia economizar as imbecilidades que falou sobre a graduação específica em jornalismo para exercer a profissão. Já argumentei mais de uma vez sobre o tema. Estou de saco cheio. Mas posso resumir: o sistema educacional brasileiro foi pelo caminho dos Estados Unidos, colocando escolas de jornalismo em todos os cantos. Burrice. Jornalismo não é profissão técnica, artística ou teórica. Poderíamos ter ido pelo lado europeu, elaborando boas especializações para a profissão com graduados de vários campos. Obrigatoriedade de diploma para jornalista é o mesmo que pedir diploma para publicar livros, pintar ou filosofar.

***

Sobre a cobertura esportiva, o analista de esportes e editor-chefe do Capeta, Jr. Grings diz o seguinte:

"A televisão, às vezes, surpreende com manifestações de seus apresentadores. Luciano do Valle ataca companheiros de emissora em nome de uma postura imparcial, que podemos colocar em dúvida que ele mesmo adote. Expressar é um direito de todos, mas a responsabilidade cabe a quem se expressou".

***

Assista o vídeo com a fala de Do Valle, ontem, na Band. Ele esculhamba até com colegas da própria emissora.

Um comentário:

Juca disse...

Só jogo de futebol é pelada no campinho da vila. Os com camisa contra os sem camisa (no caso do futebol feminino se usa outra forma de identificar os times). Jogo trasmitido pela tv, comentaristas, locutores, propagandas, patrocinadores, dirigentes, confederações... são muitos elementos que fazem um jogo de futebol não ser apenas "um jogo de futebol".

EU QUERO UMA REDE DE TELEVISÃO PRA TRANSMITIR MINHAS DEMAGOGIAS!