terça-feira, 17 de junho de 2008

Jacob Petry faz blog, enquanto livro não sai

Everton Maciel, de Pelotas

Os adjetivos a seguir foram publicados por ordem de importância: o campinense, escritor e jornalista Jacob Petry, que mantém seu espírito no mundo, mas habita Nova Iorque há quase dois anos, acaba de colocar no anti-mercado da mídia seu blog, Diário de Jacob Petry. Dono de um texto com rigor cartesiano (claro e distinto) Jacob dedica-se aos estudos e ao trabalho. O blog acaba servido como um exercício reflexivo com os olhos voltados para A Vagabunda, seu novo livro. “A idéia do blog é, realmente, fazer um diário sobre as observações e reflexões do dia-a-dia, O andamento do livro, os diferentes estágios de reflexão”, explica o autor.

Jacob já havia morado anteriormente nos Estados Unidos. Antes de deixar o Brasil pela segunda vez, foram publicados os livros O Céu é de Pedra (Public Connection, 2002), Ilusões Rebeldes (Public Connection, 2003), As gêmeas (Public Connection,2004) e Enigma da Mudança, em parceria com Valdir Bündchen (AGE, 2005). Ainda não há previsão de lançamento para “A Vagabunda”. Mas no Capeta o leitor pode conferir alguns trechos do livro:

"O coletivo vai sacolejando pelas ruas esburacas dos bairros. Sempre que chega numa esquina, o freio apita, a porta geme até dar um solavanco final e as empregadas domésticas e operários do setor metalmecânico avançam. Manada faminta entrando no estábulo em busca do pasto fresco que repousa grátis no coxo. Mas aqui não tem nada grátis.

A passagem tem que ser paga ou não passa pela matraca que está muito bem controlada pela cobradora. Ela só aperta o botãonzinho que libera a desengonçada roda giratória, depois que o passageiro pagou a ficha por completo. A porta de entrada do ônibus fica na parte traseira e a matraca está junto, a menos de dois assentos da porta, de maneira que quem entra tem que logo ir passando pela roleta.

Lá fora, a manhã mal vaza em luz e já se pode ver os primeiros atletas na avenida. Nessa cidade, o benefício das longas caminhadas para a saúde do corpo ainda é mais conhecido do que os motivos abusados dos preços da passagem do transporte coletivo. Apenas para o espírito ainda não se encontrou exercício algum. Até a vovózinha, quase pré-histórica, leva sua carcaça a rua para usufruir dos benefícios".

Para ter acesso ao livro, é preciso esperar. O Diário de Jacob Petry já está disponível.

Nenhum comentário: