sexta-feira, 6 de junho de 2008

CFBio veta registro de biólogos piratas

Everton Maciel, de Pelotas

Olha, não foi uma nem duas vezes que o Capeta levantou seu tridente contra esse sistema ridículo chamado Ensino a Distância (EaD). Algo tão estúpido só pode ter sido criado em um país onde a educação é mais uma mercadoria na prateleira desse grande boteco chamado Brasil.

Agora, por um golpe de sensatez, o Conselho Federal de Biologia (CFBio), não reconhecerá com o título de biólogo os graduados em regime de EaD. Essa decisão também vale para os cursos chamados de Ciências Biológicas ministrados a distância. A determinação do CFBio que "veta expressamente" o registro desses profissionais foi publicada em uma resolução de terça-feira, dia 3, no Diário Oficial da União.

Sem esse registro, o “profissional” não pode exercer a função em laboratórios ou na pesquisa de campo.

Leia a resolução publicada no Diário Oficial de terça-feira.

***

A decisão é excelente. A área de biologia é essencialmente técnica. E, mesmo que não fosse, algo precisava colocar ordem nessa esculhambação. Tenho pena dos iludidos que embarcam de gaiatos no regime EaD, e serão achatados pelo mercado de trabalho em um futuro muito próximo.

Grande parte da culpa é do Ministério da Educação, que vem permitido esse tipo de descalabro.

11 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Já que é prá sacanear, sou a favor da criação de Medicina a Distância.

Anônimo disse...

O problema é que os graduados em Ensino a distância, não serão impedidos de fazer Especialização, Mestrado ou Doutorado em determinada área de conhecimento.
É mais um pepino para os Conselhos descascar, pois esses caras podem ingressar na justiça, considerando sua competência em questão.

Sem Papel e Tinta disse...

Os comentários precisam manter o teor mínimo de educação para não serem deletados. Censura? Não, bom-senso e respeito.

Unknown disse...

Para o eu entendimento o Brasil não é o único país no mundo com o sistema EAD como você diz no seu comentário infeliz.

Para você ficar atualizado a Espanha, Alemanha e outros países da europa estão na vanguarda nesse sistema se ensino e conheço professores com mestrado fazendo doutorado em uma universidade esanhola chamada Salamanca.

Terminei a minha formação no Ead e trabalho com outros biólogos de cursos tradicionais e te confesso
no enade os alunos egressos do ead da Faculdade de Tecnologia e Ciências tiverm nota igual ou superior do que muitas universisades de renome no país.

E outra o nosso curso tem carga horária de disciplinas maior que o muitas outras.

Anônimo disse...

Também estou me formando em ciências biológicas EAD e não concordo com esses comentários, não é a universidade, nem os professores, nem seu tipo de estudo o que conta e faz toda a diferença é a vontade de aprender, de se esforçar e batalhar pelo que se deseja alcançar, conheço estudantes que fazem cursos presenciais e que só vão matar aula, fazer desfile de moda e namorar, também sei que tem muitas faculdades somente interessadas na alta mensalidade mensal ao invés de se preocupar om seu alunos, é por isso toda essa raiva contra os EAD porque estão perdendo cada vez mais dinheiro, e muitas delas também já estão fornecendo EAD porque sabem q isso só está aumentando, somos nós que fazemos nossas escolhas, e temos sim que entrar na justiça isto é preconceito, e preconceito é crime!!!

Anônimo disse...

Ahahahaha!!! Esse país é realmente patético! Pessoas criam blogs e escrevem as besteiras que querem sobre assuntos que não tem o mínimo de conhecimento e respaldo para discutirem! Estupido é quem diz que a EAD foi criada no Brasil...hahahahaha...me desculpe, mas você fez faculdade onde?? Sim, porque não deve ter estudado muito...um repórter tem que ter base para escrever qualquer matéria, senão cai em descrédito e pelo visto você não entende nada de educação!
Hahahahahaha...é esse tipo de gente que tem opinião contrária a EAD, enquanto dentro das universidades, com os professores, o discurso é a favor.
Quem sabe mais sobre educação?

Unknown disse...

Juíza permite registro a formado a distância em Biologia
Agência Estado

A Justiça Federal suspendeu, por meio de uma liminar concedida pela juíza Maria Cecília de Marco Rocha, a resolução do Conselho Federal de Biologia que proibia a concessão de registro profissional para alunos formados em cursos a distância. Desde junho de 2008, o conselho orientava as regionais a não registrarem esses profissionais. Para a Justiça, a proibição é inconstitucional.

Não há dados precisos para contabilizar o total de afetados pela decisão. Além da Biologia, alunos e formados por cursos superiores a distância enfrentam resistência em outros órgãos, como o Conselho Federal de Serviço Social, que não apoia a modalidade, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

A dificuldade se estende ao mercado de trabalho, com problemas para encontrar empregos e estágios, até mesmo por meio de concurso público. O Conselho Nacional do Ministério Público e o Conselho Municipal de Educação de São Paulo, por exemplo, publicaram editais que não aceitava a participação de graduados em ensino a distância.

A decisão contra o conselho de Biologia foi tomada na quinta-feira da semana passada e atinge os formados em Ciências Biológicas, Biologia e no programa especial de formação pedagógica de docentes. A liminar foi concedida após o MEC entrar com a medida judicial. A partir de agora, a liminar assegura o direito dos formados a distância de ter o diploma registrado como biólogo, que o conselho só concedia para graduados em cursos presenciais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nell disse...

EAD só serve pra biólogos teóricos e que pra mim nunca foram nem serão biólogos de verdade. Podem chorar ou reclamarem quanto quiserem, mas pra mim o conselho está certíssimo em não autorizar o registro.
Biólogo de verdade é aquele que teve aulas de campo e viu animais e plantas de verdade.
Quero ver um biólogo desses de EAD fazer identificação de especimes vegetais a partir de figurinhas vistas em computador.

Unknown disse...

VOSSA EXCELÊNCIA DEVE SE RECOLHER A SUA INSIGUINIFICÂNCIA. PELO QUE VEJO VC TÁ MAIS POR FORA DO QUE BUNDA DE ÍNDIO.

Erick Leça disse...

vc esta redondamente enganado..Todas.as aulas praticas foram feitas em laboratorios especificos..fizemos muitas aulas de campo. Procure saber mais antes de falar besteira.