quarta-feira, 28 de maio de 2008

A Importância do Conhecimento Científico

Vanderlei Lermen*

A necessidade de conhecer é essencial ao homem desde que ele se deu conta da importância de compreender o mundo para melhor se relacionar com o meio em que vive. A princípio, suas limitações lhe impuseram a ansiedade de um conhecimento que apenas favorecesse o atendimento de suas necessidades imediatas. Posteriormente, mais desenvolvido, procurou superar o imediatismo e compreender a complexidade do mundo que o cercava através de questionamentos sobre situações que o afligia. Seguindo este propósito, desenvolveu meios que lhe permitiam, não apenas a compreensão da realidade, mas a capacidade de solucionar os problemas verificados nesta realidade.

O conhecimento científico é extremamente importante na vida do ser humano e da sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O acesso ao conhecimento científico é relevante para a evolução da sociedade e do ser humano em si, pois através dele adquirimos novos conceitos, pontos de vista, técnicas, procedimentos e ferramentas. Isso nos faz avançar na construção do saber em uma área do conhecimento. Quem sabe, sem essa “sabedoria”, ainda estaríamos na era da pedra, trabalhando com ferramentas rudimentares.

É através deste que é possível provar muitas coisas, já que se busca a veracidade através da comprovação. Para que a sociedade evolua, é necessário o desenvolvimento desse conhecimento, mas sem abandonar as outras formas, como o conhecimento empírico, ou seja, aquele que adquirimos no nosso dia-a-dia. Muitas vezes este também se torna importante e pode ser muito útil em nossa vida.

O conhecimento científico é produzido pela investigação científica através de seus procedimentos. Surge da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária e para fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas. Através dessa investigação, obtêm-se enunciados, leis, teorias que explicam a ocorrência de fatos e fenômenos associados a um problema, sendo possível assim encontrar soluções, ou quem sabe, construir novas leis e teorias.

Uma explicação é algo sempre incompleto; sempre podemos levantar um outro “por quê”, e esse novo por quê talvez leve a uma nova teoria, que não só explique, mas corrija a anterior. É justamente por estar submetida a constantes retomadas de revisões críticas, que uma teoria científica é aperfeiçoada e corrigida, garantindo seu enriquecimento e confiabilidade.
O conhecimento científico tem grande importância, pois permite a construção conceitual de imagens da realidade que sejam verdadeiras e impessoais, que possam ser submetidas a testes de falsidade, o que não acontece com o conhecimento empírico.

É necessário ter confiabilidade e comprovação dos fatos para que não ocorram erros e enganos. A ciência se vale da crítica persistente que persegue a localização dos erros, através de procedimentos rigorosos de testes que a própria comunidade científica reavalia e aperfeiçoa constantemente. Esse método crítico de constante localização de dificuldades, contradições e erros de uma teoria, garante à ciência uma confiabilidade.

O conhecimento científico tem também uma relevante importância na vida profissional de uma pessoa. Sem ele, é possível cometer erros, falar coisas sem nexo ou fazer coisas que possam causar uma má impressão do profissional.

O profissional do futuro necessita amadurecer intelectualmente, possibilitando uma prática profissional apoiada no conhecimento, para fortalecer sua capacidade de interagir com a realidade dinâmica e compreendê-la.

A construção do conhecimento não deve se restringir aos denominados pesquisadores profissionais, e sim expandir-se a todos aqueles que buscam compreender a complexidade dos fenômenos e das relações que se desenvolvem num campo cada vez mais interativo e indagado.

*Acadêmico de Processos Gerenciais UNIASSELVI

6 comentários:

Anônimo disse...

I agree with you about these. Well someday Ill create a blog to compete you! lolz.

Anônimo disse...

Adorei sua visão sobre o conhecimento, tinha uma tarefa sobre esse tema e seu blog me fez questionar muito sobre esse tema. Very, very, very good!!!=)

Unknown disse...

Gostei ajudou-nos bastante

Matheus Reis disse...

Olá, gostaria de usar seu texto em uma citação no meu artigo cientifico, gostaria que pudesse me passar o local (cidade ou estado) em que se encontra para a elaboração das referencias bibliográficas, agradeço desde já :)

Everton Maciel disse...

Esse texto foi escrito por esse rapaz Vanderlei e publicado desde Pelotas RS .

Matheus Reis disse...

Obrigado pelo atendimento, abraço.