sábado, 12 de abril de 2008

Vem aí a Maratona de Cinema da Z-3

Everton Maciel, de Pelotas

Este não é mais um daqueles projetos experimentais chatos, promovidos por alunos de Comunicação Social que tentam transformar as teorias academias em material de consumo midiático. Neste caso, o alvo principal do projeto é justamente uma das mais tradicionais comunidades de pescadores da região Sul do Estado.

Alunas do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas elaboram a Maratona de Cinema da Z-3. Entre 19 e 21 de abril, o salão paroquial da comunidade Z-3, interior de Pelotas, terá uma movimentação especial. Serão 18 horas de programação, 28 filmes (entre curtas e longas). As produções cinematográficas pelotense terão um destaque especial. Serão mais de 20 expositores e cerca de 30 apoiadores envolvidos no evento.

A colônia Z-3 é o segundo distrito de Pelotas. Boa parte da sua população de 3,2 mil habitantes é composta por pescadores. Quase todas as pessoas da comunidade dependem da pesca artesanal.

O projeto foi criado a partir de uma pesquisa realizada no final do ano passado com moradores da localidade. Segundo o levantamento elaborado pelas alunas da UCPel, mais de 75% dos zetresenses nunca foram ao cinema. Esse número é observado, especialmente, entre entrevistados com perfil mais jovem.

O curioso é que até meados dos anos 60, funcionava na comunidade um cinema. No local, hoje, há um galpão onde são armazenados utensílios de pesca (foto ao lado). A distância, o valor dos ingressos e do deslocamento foram os fatores apontados como principais causas deste baixo índice de acessibilidade. “Não vamos levar cultura para a colônia Z-3. Aquela comunidade tem uma riqueza cultural, especial, só dela. O que queremos é apenas facilitar o acesso à sétima arte”, conta Bianca Zanella, uma das estudantes envolvidas no projeto.

Apesar do público alvo ser os moradores da Z-3, toda a comunidade está convidada. Mais informações, no blog do projeto Maratona de Cinema da Z-3, que traz um mapa para o pessoal da cidade poder visitar a comunidade:

3 comentários:

Karina Peres disse...

Muito obrigada pela colaboração (:
Dá uma olhada no nosso twitter (http://twitter.com/cinez3). Vou linkar este post lá.

Abraço, nos vemos na Maratona (;

Bianca Zanella disse...

Aew pessoal do "blog do Capeta": Valeu pelo apoio! Esperamos vocês lá semana que vem!!!

Abração!
Bianca

Aline Reinhardt disse...

Velu pelo apoio e divulgação. Te esperamos lá! Ah, e não esquece, hoje estaremos no programa Moviola, da RadioCom [104.5 FM em pelotas ou www.radiocom.org.br]. Vale a pena ouvir!