quinta-feira, 6 de março de 2008

Protesto comunista na região Sul apóia as FARCs e Hugo Chávez

Everton Maciel, de Pelotas

Um protesto pacífico foi movimentado na Esquina Democrática de Pelotas, na região Sul do Estado. A pauta principal dos manifestantes ligados ao Partido Comunista Marxista Leninista (PCML) foi em prol da defesa das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARCs) e do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) também participou da manifestação que durou certa de duas horas e aconteceu simultaneamente em várias cidades brasileiras.

Segundo Everton Barboza, um dos organizadores do evento, diferente do que aponta a “mídia convencional”, é o presidente colombiano Álvaro Uribe que tem o seu financiamento gerado narcotráfico, e não as FARC’s:

“O pai de Uribe é um conhecido narcotraficante”, sentencia Barboza, enquanto distribui um panfleto apontando que o presidente Colombiano forneceu licenças para pilotos do Cartel de Medellín, quando era comandante da Agência de Aeronáutica Civil do país. O mesmo panfleto presta homenagem a Raul Reyes, o guerrilheiro morto pelo exército Colombiano em uma excursão armada pelas terras equatorianas no último sábado, dia primeiro de março.

Respondendo a pergunta sobre os métodos violentos utilizados pelos membros das FARCs, Everton é taxativo:

“O pessoal interessado em participar do movimento sempre pergunta ‘vem cá, mas isso não é perigoso?’ Mas é assim: Violência maior do que daquela feita pelas multinacionais e pelo capitalismo ao redor do mundo é impossível. As pessoas estão morrendo de fome no nordeste brasileiro e trabalhadores são explorados em todo mundo”.

Nenhum comentário: