segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Um pequeno tesouro

Everton Maciel

Depois de sete anos na Empresa Jornalística Noroeste de Santa Rosa, às vésperas de me despedir do microfone da rádio e das páginas do Jornal Noroeste, resolvi revelar um dos meus maiores tesouros.

A escrita que segue é uma "aula" de um dos grandes gurus do jornalismo brasileiro, Jayme Copstein. Guardei o e-mail para um momento oportuno. Trata-se de uma lição para todo projeto de jornalista (meu caso) ou, mesmo, para os mais experientes na profissão.

As palavras do mestre em um e-mail datado de 2005 são as seguintes:

"Acho que nossa dificuldade, de jornalistas, é estabelecer esta fronteira e, também, quando o privado se torna público. Como norma ética, a gente tem:
1. Tudo que diz respeito ao interesse público, deve-se publicar, pouco importando se afeta ou não interesses privados.
2. Tudo o que diga respeito exclusivamente a interesses privados, sem afetar o interesse público, deve ser enviado ao Departamento Comercial.
3. Tudo o que diga respeito a interesses privados, deve ser avaliado em que medida afeta o interesse público, para ser publicado ou não".

***

Copstein dispensa comentários. Mas para refrescar a memória: atualmente, ele está apresentando o programa “Paredão” da rádio Pampa. Ainda é colunista do jornal O Sul, e concluiu seu livro “A Ópera dos Vivos”, que em breve chegará às livrarias. Detentor de vários prêmios, entre eles, Medalha de Prata no Festival Internacional do Rádio de Nova York (1995). Em 1997, publicou "Notas Curiosas da Espécie Humana" (editora AGE). "A Mosca e o Elefante", livro com crônicas que foram ao ar no microfone da rádio Gaúcha, foi publicado em 2006 (AGE).

Nenhum comentário: