segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Um ano eleitoral igual aos outros...

Da Redação

O programa bilionário de combate à pobreza rural que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançará no final deste mês beneficiará principalmente Estados governados por partidos da base aliada. A revelação foi feita através da reportagem de Eduardo Scolese e Maria Clara Cabral publicada nesta segunda-feira na Folha de S.Paulo.

O programa Territórios da Cidadania (um dos trampolins para as viagens do presidente pelo país no período pré-eleitoral) prevê ações de dez ministérios em 60 "territórios" criados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e investimentos de R$ 7 bilhões neste ano.

A base aliada e seus 19 governadores terão 44 dos 60 territórios, o equivalente a 73%. Entre os beneficiários (população rural), 5,8 milhões (75%) estão em Estados aliados ao Planalto, sendo 2,6 milhões naqueles comandados pelo PT (Acre, Piauí, Pará, Bahia e Sergipe).

Em cada um desses territórios haverá uma espécie de força-tarefa do governo em atividades produtivas (como crédito e assistência técnica), acesso a direitos (como a construção de postos de saúde e de escolas) e ações de infra-estrutura (como construção de estradas e ampliação do acesso à energia elétrica).

O governo nega o favorecimento político do programa e diz que os territórios foram selecionados com base em critérios, como o menor dinamismo econômico e a maior concentração de pobreza.

Nenhum comentário: