quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Osmar Terra quer criar novo imposto

da Redação

O secretário de Estado da Saúde, Osmar Terra, defendeu, durante entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta quinta-feira, a criação de um imposto específico para a saúde. A mesma posição também foi apresentada por Terra, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da saúde, ontem aos ministros da Saúde, José Gomes Temporão e da Articulação Política, José Múcio.

"Vamos recriar, se for necessário, uma contribuição específica e lá na frente diminuir outros impostos quando for discutida a reforma tributaria. O que não pode é a saúde ficar sem recurso", salientou Osmar, em entrevista ao jornalista André Machado, hoje pela manhã.

Em virtude do pedido de Terra, os ministros teriam alegado que o Governo Federal não tem condições de retomar o assunto neste momento. O secretário alerta que o setor precisa de recursos a curto prazo e que caso isso não ocorra, uma "crise pode ocorrer em breve".

Terra disse que entidades ligadas à área da saúde levarão o problema para o Congresso nas próximas semanas e pedirão a discussão da Emenda 29 e de um novo tributo para compensar as perdas com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

"A saúde é sempre o patinho feio; sempre fica com recursos menores", reclamou o secretário.

Nenhum comentário: